Unitodos aprova 88 estudantes na primeira chamada do Sisu 2018

Foram abertas 2.400 vagas em 24 pólos de atuação na cidade

Em 2018 foram abertas 2.400 vagas em 24 pólos de atuação na cidade

Créditos: Ascom/SEMJUV

O levantamento dos dados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) aponta a aprovação de 88 estudantes que se prepararam pelo Unitodos – Universidade ao Alcance de Todos, programa coordenado pela Secretaria Municipal de Juventude. O secretário Zé Filho comemora o resultado e afirma que os números refletem o trabalho de uma equipe de professores qualificada. 

“É com muita satisfação que recebemos esse resultado do Sisu, constatando um grande número de alunos aprovados nessa primeira chamada. São quase 90 estudantes aprovados em várias universidades, inclusive com um primeiro lugar em Química, o segundo lugar em Ciências Contábeis na Uespi, quarto lugar em Educação Física na Ufpi, além de alunos aprovados em Direito, Psicologia e vários outros cursos”, diz Zé Filho.

Somente para os cursos da Universidade Estadual do Piauí foram 49 aprovações, com destaque para Medyson Carlos Oliveira Lima, 2º colocado em Ciências Contábeis. Mas também houve aprovações nos cursos de Engenharia Agronômica, Jornalismo, Educação Física, Agronomia, Ciências da Computação, Administração e Psicologia. 

Já na Universidade Federal do Piauí, as aprovações foram nas áreas de Ciências Econômicas, Ciências da Natureza, Ciências Sociais, Engenharia Florestal e Direito. Ao todo, 14 estudantes se credenciaram para o nível superior na Ufpi e o aluno Jonatas Tadeu da Silva conquistou a quarta colocação para o curso de Educação Física.

No Instituto Federal do Piauí foram 25 aprovados pelo Unitodos e o destaque é José Luzinon Cavalcante Soares Júnior, primeiro colocado em Química. Porém, foram registradas aprovações para Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Ciências Biológicas, Física e Matemática.  

Ainda de acordo com o secretário, o empenho dos profissionais que fazem o Unitodos foi fundamental. “A dedicação e a qualidade de toda a equipe de professores e de profissionais que atuam na coordenação do programa dentro da secretaria foi fundamental. Quero parabenizar a todos os aprovados e lembrar que ainda virão outras chamadas do Sisu. Esse número deve aumentar consideravelmente. É o que esperamos”, afirma. 

Para a próxima edição do Unitodos, a Semjuv trabalha na possibilidade de ampliar a atuação do programa, que atualmente conta com 24 pólos espalhados pelas zonas urbana e rural da cidade. “É uma satisfação enorme conseguir alcançar esses resultados. A Semjuv agora faz o acompanhamento desses alunos e já prepara o Unitodos de 2019 no sentido de ampliar o número de núcleos para atender um número maior de estudantes e comunidades”, finaliza o secretário.

Sobre o Unitodos

O programa é coordenado pela Secretaria Municipal da Juventude e tem como principal meta preparar alunos de escolas públicas para se credenciare a uma vaga em universidade pública. Em 2018 foram abertas 2.400 vagas em 24 pólos de atuação na cidade. Foram oferecidas aulas diárias em 14 disciplinas, com professores qualificados e material entregue de forma gratuita.