Quando Jesus nos advertiu em João 16:33 de que no mundo teríamos aflições, Ele estava nos preparando para o combate.

Jesus, como ninguém mais, conhecia as fortalezas que impedem que o ser humano rompa em sua vida, por isso Ele nos deixou esse alerta e nos tranquilizou dizendo para continuarmos firmes, pois assim como Ele, temos a oportunidade de vencer toda afronta que vier contra nós.

Fortalezas são lugares protegidos onde você não consegue entrar ou do qual você não consegue sair. O ser humano pode estar enclausurado em fortalezas de ordem espiritual ou natural. Há também as fortalezas que estão inacessíveis, como por exemplo, uma posição de destaque na sua carreira ou empresa, algo que por mais que você chegue a bater à porta, não consegue acessar e romper. Porém, é importante perceber que não obstante qual seja a fortaleza, você pode rompê-la por intermédio da oração. Ela é a chave que te dá acesso a qualquer posição.

O versículo 33 de João 16 é uma inspiração muito grande para todo cristão fervoroso, forte em oração, guerreira intercessor. Creio que todo cristão sabe a importância que a oração tem em sua. Porém, alguns cristãos ainda não compreenderam que orar é mais do que fazer algumas petições ao Senhor, lembrando-lhe uma lista de necessidades.

O Senhor organizou a vida cristã de tal forma que a oração fosse essencial, imprescindível. Simplesmente é impossível vivermos espiritualmente sem a oração. Então, quando aprendemos que a oração é uma arma extremamente potente e que está em nossas mãos usá-la ou não, descobrimos que o poder de Deus pode ser liberado em nossas vidas e que não estamos à mercê dos caprichos de uma vida medíocre, temos em nossas mãos a chave para romper fortalezas.

A igreja do Senhor sempre contou com essa poderosa arma. Hoje, mais do que nunca, os esforços do reino das trevas estão direcionado a fim de provocar o maior estrago que conseguir na sociedade e na Igreja. Contudo, o Senhor tem chamado homens e mulheres que estejam na “brecha“ e intercedam diante de Deus, para que o Seu propósito se cumpra na Terra, que a Sua proteção esteja sobre a Sua Igreja, que a Sua direção seja conhecida por todos.

Robson Rodovalho é doutor em Física e Espiritualidade pela Universidade Cristã da Flórida, além de fundador, bispo e presidente mundial da Igreja Evangélica Sara Nossa Terra e da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil.