Alex Zanardi

A última atualização do hospital Santa Maria alle Scotte, em Siena, emitida às 10 horas da manhã, na Itália, diz que seus sinais vitais são estáveis.

A declaração completa diz: “Com relação às condições clínicas do atleta Alex Zanardi, hospitalizado de 1800 em 19 de junho em condições muito graves na policlínica de Santa Maria alle Scotte após um acidente de viação ocorrido na província de Siena, a Diretoria de Saúde da Aou Senese informa que o paciente, submetido a uma delicada intervenção neurocirúrgica na noite de 19 de junho e posteriormente transferido para terapia intensiva, possui parâmetros hemodinâmicos e metabólicos estáveis.

“Ele é intubado e apoiado por ventilação artificial enquanto o quadro neurológico

Imagem linkada

permanece sério.”

Zanardi passou por cerca de três horas de cirurgia neurocirúrgica e maxilofacial (relacionada à mandíbula e face) na sexta-feira sob a orientação do Dr. Giuseppe Oliveri, chefe de neurocirurgia do hospital.

Ele estava competindo em um palco do evento de revezamento Obiettivo Tricolore, que percorre a Itália por duas semanas, quando colidiu com um caminhão.

O acidente ocorreu no SP146 , uma estrada sinuosa através do campo entre as cidades de Pienza e San Quirico d’Orcia. Relatos de testemunhas dizem que Zanardi perdeu o controle, capotou e foi para a faixa seguinte, onde bateu no veículo.

Como o acidente ocorreu em uma área arborizada, o helicóptero não conseguiu pousar no local, e Zanardi teve que ser transferido para um campo, onde o helicóptero poderia pousar.

O jornal italiano La Repubblica citou Mario Valentini, o técnico da equipe italiana, dizendo que o caminhão havia tentado evitar a colisão.

“Isso aconteceu em uma descida reta, pouco antes da estrada fazer uma ligeira curva”, disse ele. Alex cruzou um pouco para a outra pista. O caminhão tentou dirigir, mas não conseguiu evitar o impacto. ”

*Com as informações do Motorsport