Aprenda a fazer farinha de maracujá que ajuda a emagrecer

Alimento sacia o apetite, auxilia na perda de peso, controla os níveis de açúcar no sangue e ainda é detox


A farinha de maracujá é rica em fibras, vitaminas e minerais, por isso representa uma ótima aliada do processo de emagrecimento. Também regula os níveis de colesterol e glicose, garantindo a sensação de saciedade por mais tempo.

Por conter pectina, esse alimento diminui os picos de glicemia na corrente sanguínea, reduzindo a fome e a vontade de comer doces. No entanto, para se conseguir emagrecer com a farinha de maracujá, é importante consumir menos gordura e açúcar, praticar atividades físicas de forma regular e aumentar a ingestão de líquidos durante o dia.

Como fazer a farinha de maracujá


A farinha de maracujá pode ser facilmente feita em casa, com apenas quatro frutas. A polpa deve ser separada da casca da fruta. E, em seguida, a parte branca da casca deve ser colocada para assar no forno médio, até que fique seca e quebradiça.

O passo seguinte é colocar a parte branca no liquidificador ou em um mixer e bater até que esteja tudo triturado. Na hora de guardar, a farinha deve ser armazenada em um recipiente limpo, seco e bem fechado.

A polpa da fruta pode ser aproveitada para fazer um suco de maracujá, que traz vários benefícios para a saúde, como a diminuição da ansiedade e a melhora da qualidade do sono.

Como consumir


Uma das formas de consumo da farinha de maracujá é acrescentar uma colher de sopa nas principais refeições do dia, pois assim se evita o pico glicêmico e se diminui a absorção de carboidratos, por exemplo. O nutricionista é o melhor profissional para orientar sobre a quantidade mais apropriada, pois o consumo depende do objetivo e do metabolismo de cada pessoa.

Receita com farinha de maracujá

A farinha de maracujá pode ser acrescentada em frutas, no café da manhã ou no lanche da tarde, bem como pode ser incluída em várias receitas. Uma das opções é o biscoito de maracujá com coco, que é uma opção saudável e funcional como lanche.

Biscoito de maracujá com coco

Ingredientes:
– 1 xícara de farinha de trigo integral;
– 1 1/2 xícara de farinha de maracujá;
– 1/2 xícara de açúcar mascavo;
– 1 colher de cacau;
– 3/4 xícara de leite de coco;
– 3 colheres (de sopa) de óleo de coco;
– 2 colheres de suco de maracujá concentrado.

Modo de preparo:
Misture muito bem todos os ingredientes até formar uma massa homogênea que possa ser moldada com as mãos. Estenda a massa sobre uma mesa ou bancada, com um rolo. A seguir, corte em pequenos quadradinhos ou em círculos e leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos, até que fiquem bem cozidos. Coloque papel-alumínio ou papel-manteiga para que os biscoitos não fiquem grudados na assadeira.



Fonte: Metrópoles/Tua Saúde