Se você já precisou medir o pH da água ou de outra substância, talvez fique surpreso ao saber que é possível fazer um medidor de pH caseiro utilizando repolho. Um simples repolho e alguns ingredientes que você provavelmente tem em casa poderia ter resolvido seu problema com o pH da água

O que é pH?

A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico, isso nada mais é do que uma escala que mede se uma substância é ácida, alcalina (básica) ou neutra. O pH está relacionado com a concentração de íons de Hidrogênio (H+) e íons OH-. Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. A faixa de pH varia de 0 a 14, sendo que quanto mais próximas de zero mais ácida é a substancia e quanto mais próximo de 14 mais alcalina ela fica. Por exemplo, o limão, que é uma fruta cítrica, chega a 3 na escala de pH. Já um sabão em barra no mercado possui um pH em torno de 10, portanto é alcalino.

Para medirmos o pH de uma substância com precisão, utilizamos o peagâmetro, constituído basicamente por um eletrodo e um potenciômetro. O potenciômetro é utilizado na calibração do aparelho com soluções de referência – a medida do pH é feita com a imersão do eletrodo na solução a ser analisada.

Outra forma é com a utilização de papel tornassol e a fenolftaleína. Na presença de ácidos, o papel de tornassol fica com a coloração vermelha e a solução de fenolftaleína muda da coloração vermelha para a incolor na presença de um ácido.

Medidor de pH caseiro

O repolho é rico em antocianinas, que são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores atrativas de frutas, flores e folhas que variam do vermelho ao azul.

Quando usamos o extrato de uma verdura, como o repolho roxo, obtemos um medidor de pH de largo espectro, isto é, ele pode medir do pH = 1 até o pH = 12, alterando sua cor desde o vermelho até o verde. A variação de cor é muito pequena, portanto, esse não é um método muito preciso, mas serve muito bem para o uso caseiro.

Como fazer

Pegue algumas folhas de repolho roxo (30 g) e corte em fatias bem pequenas, coloque para cozinhar com uma quantidade de água igual ao de folhas picadas (aproximadamente 150 ml). Deixe ferver por 15 minutos e espere esfriar. Agora, use uma peneira e tente extrair toda água que ainda restou em um recipiente limpo. Para aumentar o tempo de conservação, adicione um pouco de álcool e mantenha na geladeira.

Como usar

Para utilizar o medidor de pH em alguma substância é só adicionar algumas gotas do extrato de repolho roxo em cerca de 5 ml da solução que se deseja medir. A partir da cor que a mistura tiver, você saberá se ela é básica ou ácida. Para visualizar melhor as cores, coloque na frente de uma folha ou parede branca. Confira qual é a cor que resultante e o seu respectivo pH :

Mudanças de Cores

Cor pH
Vermelho 2
Vermelho violáceo 4
Violeta 6
Azul violáceo 7
Azul 7,5
Azul esverdeado 9
Verde azulado 10
Verde 12
Como se trata de uma substância natural, ela não dura muito tempo. Sendo assim, utilize seu medidor de pH caseiro por no máximo uma semana.