Nas redes sociais, jovem fez piada sobre abordagem policial em bar que desrespeitou isolamento social — Foto: Reprodução

Uma publicação nas redes sociais de um jovem de 23 anos ganhou repercussão neste fim de semana em Teresina.

Na postagem, feita durante uma abordagem policial em um bar que desrespeitou os decretos de isolamento social estabelecidos pela prefeitura e governo do estado, o rapaz aparece rindo e com texto que diz: “bebendo com a polícia”.

G1 procurou a Polícia Militar do Piauí (PM-PI), mas até a publicação da matéria a corporação não havia se manifestado sobre o ocorrido.

De acordo com o relatório de ações divulgado pela PM, a abordagem aconteceu na noite dessa sexta-feira (10), na Zona Sul da capital.

Imagem lincada

Na imagem divulgada, o jovem aparece sentado ao lado de uma mesa com mais duas pessoas próximas. Nenhum dos três está de máscaras e é possível ver bebida alcoólica em cima da mesa.

Ao fundo, é possível ver alguns policiais militares que participaram da abordagem. Sobre as ações desempenhadas o relatório da PM diz:

“Foram realizadas rondas ostensivas e preventivas, seguidas de abordagens e atendimentos de ocorrências, combate a aglomeração de pessoas e perturbação do sossego alheio em toda área metropolitana”.

 

Polícia Militar fiscaliza cumprimento do isolamento social em Teresina — Foto: Divulgação/PM-PI
Polícia Militar fiscaliza cumprimento do isolamento social em Teresina — Foto: Divulgação/PM-PI

As ações da PM integram a Operação Silêncio e Paz. Nessa sexta-feira, das 18h às 00h, foram realizados oito procedimentos por pertubação do sossego e infração sanitária em pelo menos três bairros de Teresina.

Segundo a PM, pelo menos 38 pessoas foram abordadas e orientadas. Três veículos foram abordados e um deles foi apreendido “por não oferecer condições de remoção da caixa de som automotivo”.

Além disso, foram apreendidas duas caixas de som automotivo e um som portátil. A operação faz parte da fiscalização do cumprimento do decreto estadual que determina isolamento social como forma de prevenção à Covid-19.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

*Com as informações do G1 Piauí