Chegaram os motores elétricos universais. Qualquer carro pode ser um elétrico?

Isso leva-nos para outro grande negócio.

Os motores elétricos são de engenharia mais simples que os motores a combustão. As marcas estão a produzir de raiz novos motores para os seus carros.

Isso leva-nos para outro grande negócio. E se existissem motores elétricos universais e cada marca eletrificava os seus carros conforme entendiam?

Pois bem, há já marcas a trabalhar nos motores elétricos universais que vão poder transformar qualquer carro num veículo elétrico.

Conforme temos vindo a perceber, um dos grandes problemas no fabrico e colocação no mercado dos carros elétricos é o seu motor. Cada marca desenvolve o seu, ainda em pequenas quantidades o que obriga a praticar preços altíssimos nos carros.

Na verdade, se analisarmos os elétricos do mercado, poucos são os que fazem jus ao preço. Isto porque estes motores são concebidos à medida e, se forem fabricados em pequenas quantidades, são caros. Ou seja, deixa de fora os modelos de automóveis não convencionais e os pequenos fabricantes.

 

Motores universais vão resolver o problema dos carros elétricos

Como em vários outros segmentos, optar por um equipamento universal reduz preço e aumenta a produtividade. A colocação no mercado de motores elétricos universais, como aquela que a empresa Swindon Powertrain concebeu, irá permitir que este componente seja instalado em qualquer tipo de veículo, desde um SUV, um desportivo ou um comercial.

Esta empresa britânica fornece motores para diferentes marcas desde 1971. Das suas unidades de produção já saíram motores para carros de rali, protótipos do mais variado tipo. A empresa é muito especializada nesta área de fabrico. A sua oferta poderá mesmo fazer mexer no “negócio instalado” dos motores à medida que têm frustrado muito projetos por falta de soluções universais.

Assim, pequenas marcas que montam um número muito limitado de veículos, tais como Caterham, Westfield, Morgan e muitos outros, serão capazes de eletrificar os seus carros desta forma sem muito esforço.

 

Motor elétrico universal com 108 cv

O motor elétrico universal Swindon Powertrain será fornecido num kit completo com tudo o que necessita para o tirar da caixa e montá-lo diretamente no carro. A oferta já traz inversor, transmissão de velocidade única e sistema de refrigeração. Aliás, o kit é muito em conta até no peso, por acrescenta ao carro apenas 70 quilos, pelo que cabe mesmo dentro do capô de um Mini clássico. Mas não deixa de colocar uma potência de 108 cv.

A oferta e o kit que foi desenvolvido foi pensado para equipar uma gama alargada de veículos. Assim, tal como refere a marca, estão elegíveis veículos comerciais, desportivos, carrinhas, SUVs e outros veículos recreativos.

Além disso, uma vez que absorve tão pouco, também pode ser utilizado como segundo motor. Com esta opção pode ser pensado até para transformar um carro térmico num hibrido.

 

Preço e disponibilidade

O motor elétrico universal de 80kW estará à venda em junho de 2020, mas o seu preço ainda não foi divulgado. As marcas mais pequenas terão assim uma oportunidade de lidar com a crescente procura por carros elétricos. Isto pode significar um grande e poderoso mercado quer no fabrico de novos e baratos veículos, mas também no mercado da transformação dos carros a combustível fóssil.



CLIQUE AQUI PARA CURTIR A FRON PAGE DA MANCHETENET




Fonte:Redação Manchete Net/pplware.sapo.pt