COMO PREPARAR-SE PARA CONDUZIR UMA PESSOA A CRISTO – João 1:40-42

Todo verdadeiro cristão nascido de novo não deve apenas ter a garantia absoluta de sua própria salvação, mas deve saber como levar outros a essa garantia.

“André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido Jesus. O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: “Achamos o Messias” (que, traduzido, é o Cristo). E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: “Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas” (que quer dizer Pedro). João 1:40-42

Não podemos enfatizar demais a grande necessidade que existe hoje em dia de cristãos estarem preparados para levar outros a um conhecimento e experiência pessoal com o Senhor Jesus Cristo.

Todo verdadeiro cristão nascido de novo não deve apenas ter a garantia absoluta de sua própria salvação, mas deve saber como levar outros a essa garantia. Não há tarefa maior do que essa.

No entanto, existem três requisitos importantes antes que alguém possa levar com êxito uma alma a Cristo.

Aquele que está ensinando tem que ser totalmente rendido, purificado e viver uma vida cheia do Espírito (Romanos 6:12-13). Como Paulo diz ao jovem Timóteo “O Senhor conhece quem pertence a Ele” e “Todos que pertencem ao Senhor devem se afastar do mal.” (2 Timóteo 2:19). E que “não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, …dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo” (Efésios 5:18, 20-21). É o verdadeiro crente nascido de novo que está totalmente à disposição do Senhor, capacitado por Ele, a quem o Senhor usa. 

Precisamos ter total confiança no Espírito Santo. Somente quando experimentamos Sua restrição e direção em nossa vida, seremos usados ​​como ganhadores de almas. Não podemos fazer esse trabalho, se nos falta sabedoria (Tiago 1:5); discernimento (Provérbios 11:30), e devemos permanecer na videira (João 15:5) e ser cheios do Espírito Santo.

Temos que ter um conhecimento prático das Escrituras; e ser sempre capaz de apontar alguém para a Palavra de Deus e mostrar o que as Escrituras dizem. Para fazer isso, precisamos conhecer nossa Bíblia e onde encontrar as referências. 

Muitos cristãos não sabem como levar uma alma a Cristo. Você sabe? Você poderia usar sua Bíblia para apontar um pecador para o Salvador, revelando o caminho de salvação de Deus mostrando as referências necessárias nas escrituras? 

Se sua resposta for não, mas você gostaria de saber como, pergunte a Ele, porque a Bíblia nos diz: “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta” (Mateus 7:7). 

Ganhar almas é a maior obra do mundo e, se estivermos dispostos, devemos saber como fazê-lo, conforme lemos em Atos 8:29-39, onde Filipe leva o eunuco à salvação. E em Atos 16:25-34, onde Paulo e Silas conduzem o carcereiro e toda a sua família ao Senhor. 

Você está pronto para se apresentar aprovado a Deus, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade? Então, estude e mostre-se digno, peça ao Senhor que lhe dê o desejo e o conhecimento de estar totalmente preparado, para que você possa fazer o que André, Filipe, Paulo e Silas fizeram. 

Lembre-se de que todos os casos são diferentes, mas precisamos estar preparados e orar sem cessar, para que o Senhor da colheita envie trabalhadores para Sua colheita; lembrando o que Paulo disse: Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho. Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus (1 Coríntios 3:6-9). 

Aqui estão alguns passos e versículos da Bíblia para memorizar se você tem um fardo pelos perdidos: 

Primeiro mostre a NECESSIDADE da salvação. Explique a uma pessoa perdida, que está disposta a ouvir, que por natureza somos todos pecadores (Eclesiastes 7:20; Isaías 53: 6; Romanos 3:23); que nosso pecado trouxe a morte (Romanos 5:12; Romanos 6:23; Efésios 2:1-2) e a separação de Deus. Trouxe o julgamento de Deus (João 3:18); e é por isso que precisamos de um Salvador. 

É aqui que devemos começar, porque ninguém quer vir a Cristo até que esteja consciente de sua necessidade e desejo em sua alma. 

Então, precisamos mostrar que NÃO PODEMOS NOS SALVAR. Se quisermos ser salvos, alguém fora de nós deve fazer isso por nós! 

Precisamos enfatizar essas verdades, conforme declarado em: 

  • Efésios 2:8-10Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. 
  • E em Tito 3:5-7Ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida. Deus derramou com generosidade o seu Espírito Santo sobre nós, por meio de Jesus Cristo, o nosso Salvador. E fez isso para que, pela sua graça, nós sejamos aceitos por Deus e recebamos a vida eterna que esperamos. 

Precisamos explicar que o Senhor Jesus morreu na cruz POR NOSSOS PECADOS, e que Ele vive PARA SALVAR todos os que vêm a Deus por Ele. 

Essa verdade é esclarecida abundantemente em versículos como Isaías 53:5-6; João 1:29; 2 Coríntios 5:21; 1 Pedro 2:24 e Hebreus 7:25. 

Precisamos mostrar aos que estão procurando, que o Senhor Jesus é capaz e está disposto a perdoar (Marcos 2:10; Atos 13: 38-39); purificar (1 João 1: 9); e transmitir vida eterna (João 5:40; João 10:10; 1 João 5:10-12). 

Que o caminho a ser salvo é CRER NO Senhor Jesus Cristo, e devemos reforçar a sua crença, apontando-os para versos como João 3:36; João 5:24; e João 1:12. E que não devemos ter vergonha do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que creem, primeiro os judeus e também os não judeus (Romanos 1:16). 

Explique que a garantia da salvação não depende de SENTIMENTOS, mas do QUE DEUS DIZ. Se você vier a Jesus, Ele o receberá porque assim diz (João 6:37); se você pedir a Deus para te salvar, Ele o fará, porque Ele o promete (Romanos 10:13); se você pedir ao Senhor Jesus que entre em seu ser, Ele o fará porque Ele diz que o fará (Apocalipse 3:20). 

A CONFISSÃO ABERTA deve seguir depois de crer no Senhor Jesus Cristo. Mateus 10:32-33 e Romanos 10:9-10 são duas referências principais que enfatizam a importância disso. 

E por último, lembre-se deste versículo precioso: Toda a glória seja dada àquele que é o único Deus, nosso Salvador, através de Jesus Cristo, nosso Senhor, ao qual pertence a glória, a majestade, o poder e a autoridade, desde sempre, agora e por toda a eternidade. Amém! (Judas 25-26). 

Após muita oração e preparação liderada pelo Espírito Santo, sublinhe todas as referências acima em sua Bíblia; estude-as, certifique-se de entendê-las; memorize-as ou saiba rapidamente onde encontrá-las em sua Bíblia! 

Uma vez pronto, saia,“procurando apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15).



CLIQUE AQUI PARA CURTIR A FRON PAGE DA MANCHETENET




Fonte:Redação Manchete Net/mvmportuguese