Como saber se é sarampo

O sarampo é uma infecção viral que afeta, principalmente, crianças durante o primeiro ano de vida. No entanto, a doença também pode acontecer em maiores de 1 ano ou em adultos que não tenham sido vacinados contra o sarampo.

Os sinais iniciais do sarampo são semelhantes a uma gripe ou resfriado e surgem até 14 dias após ter estado com alguém infectado, no entanto, após cerca de 3 dias é comum que surjam as manchas típicas de sarampo que não coçam e se espalham por todo o corpo.

Se acha que você ou alguém pode estar com sarampo, faça o teste com os sintomas que surgiram:

1. Febre acima de 38º C.

2. Dor de garganta e tosse seca.

3. Dor muscular e cansaço excessivo.

4. Manchas vermelhas na pele, sem relevo, que se espalham pelo corpo.

5. Manchas vermelhas na pele que não coçam.

6. Manchas brancas no interior da boca, sendo cada uma rodeada de um anel vermelho.

7. Conjuntivite ou Vermelhidão nos olhos.

Como confirmar se é sarampo

Caso exista suspeita de estar com sarampo é muito importante evitar passar a doença para outras pessoas, uma vez que o vírus é facilmente transmitido por tosse ou espirros, e, por isso, é aconselhado usar uma máscara ou pano limpo para proteger a boca.

Além disso, deve-se consultar um pediatra, no caso das crianças, ou um clínico geral para confirmar o diagnóstico, pois os sintomas de sarampo também são muito parecidos com os da rubéola, catapora, roséola e até com uma alergia a medicamentos.

Como é feito o tratamento

O tratamento do sarampo consiste em aliviar os sintomas através de repouso, hidratação e medicamentos como Paracetamol, durante cerca de 10 dias, que é o tempo de duração da doença. Essa doença é mais comum em crianças e o seu tratamento é feito de forma a controlar os sintomas desagradáveis como febre, mal estar geral, falta de apetite e manchas avermelhadas na pele que podem evoluir para pequenas feridas (ulcerações)

Fonte: Tua Saúde.