Coronavirus: pesquisa na sua terceira etapa mostra que à mais de 12 mil contaminados pelo covid-19 em Teresina

Na tarde desta terça-feira o prefeito Firmino Filho apresentou o resultado da terceira etapa da pesquisa de investigação sorológica com testes para a Covid-19 realizada em bairros de Teresina.

A pesquisa aconteceu entre os dias 1º e 03 de maio e foi realizada pelo Instituto Opinar. Foram realizados 900 testes durante visitas residenciais.

Segundo os dados apresentados durante a videoconferência, existe a estimativa de 12.492 pessoas infectadas pelo coronavírus. A pesquisa mostra ainda que, a cada semana, os casos aumentam em média 60%.

 

Da primeira etapa da pesquisa para a segunda houve um crescimento de 59% no número de infectados. Já da segunda para terceira, o aumento foi de 62%.  “Se a taxa de crescimento continuar subindo nessa mesma proporção de 60%, na próxima semana teremos quase 20 mil pessoas com a Covid-19. Em duas semanas podem ser 32 mil pessoas infectadas e, em menos de um mês, poderemos ter 10% da nossa população com o novo coronavírus, um número assustador”, destacou o prefeito Firmino Filho.

A taxa de subnotificação ficou em 53 vezes, ou seja, para cada caso confirmado em Teresina, existe outras 53 pessoas infectadas.

Não estamos no pior cenário, mas também não estamos seguros. Temos agora mais clareza dos dados e podemos dizer que estamos no momento explosivo, perigoso, no meio de uma pandemia que está crescendo significativamente. Temos agora medidas precisas para mostrar o quão séria é a situação. Poderemos ter um final de maio dramático”, afirmou o prefeito.

Um dos dados da pesquisa mostra que entre os infectados, os sintomas que mais foram detectados são: febre (46%), coriza (50%), dor na garganta (46%), falta de ar (27%), dor de cabeça (65%), dor no corpo (50%), dor nas juntas (38%).

“No mês de maio, nós precisamos ter muito cuidado, porque se continuarmos com essa taxa tão expressiva, nós poderemos ter um mês de maio dramático para todo nosso povo”, disse Firmino

Manchetenet.com