Foto Reprodução

Depressão é doença, doença psiquiátrica crônica, o que significa que é uma doença que dura muito tempo e, em regra, precisa de cuidados médicos.

Os sintomas? Tristeza profunda, muitas vezes sem causa definida; perda de interesse; ausência de ânimo e oscilações de humor. Não é uma doença que atinge um determinado órgão e nem é diagnosticada com facilidade, tipo uma cardiopatia, que é quando o coração adoece e aí tem tratamento específico e remédios destinados ao tipo de doença cardíaca que a pessoa sofre. A depressão é uma doença que atinge o corpo todo, que desencadeia uma série de outras doenças.

Embora a depressão seja uma doença do nosso século, não pense que na Bíblia não temos exemplos de servos de Deus que, em determinado momento, sofreram de depressão. Hoje vamos ver somente a história do profeta Elias, um homem de Deus e que também sofreu de depressão.

Depois de desafiar os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e vencê-los, Elias ficou fisicamente esgotado. Para completar a cena, Elias recebeu uma ameaça de Jezabel, a perversa rainha de Israel, que era seguidora de Baal, que mandou dizer a Elias: “Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. “ (1 Reis 19:2). Jezabel jurou Elias de morte, porque Elias matou os profetas de Baal.

Para escapar com vida Elias fugiu da presença de Jezabel e foi para o deserto e foi aí que a depressão pegou Elias de jeito, veja: “Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. “ (1 Reis 19:4). Depois de caminhar um dia pelo deserto, Elias se sentou debaixo de um cedro e se queixou da própria vida para Deus, disse que já bastava tanto sofrimento, que ele estava lutando sozinho e que ele não era melhor que seus pais. Elias entrou em clara depressão!

Sem ânimo para continuar a viagem, Elias deitou debaixo do zimbro, dormiu e só acordou quando um anjo tocou nele e disse: “Levanta-te, come. “ (1 Reis 19:5). Elias olhou e viu, perto de sua cabeceira, um pão cozido e uma botija de água, então ele bebeu, comeu e tornou a dormir e só acordou quando, outra vez, o anjo tocou nele e disse: “Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. “ (1 Reis 19:7). Pão do céu é outro nível e com aquele alimento, Elias andou quarenta dias e quarenta noites até chegar ao Monte Horebe, o Monte de Deus, onde Elias entrou numa caverna e passou a noite ali, até que Deus falou com ele e disse: “Que fazes aqui Elias? “ (1 Reis 19:9).

Elias “deitou falação” e se queixou da vida para o Senhor e disse que os filhos de Israel deixaram a aliança com o Senhor e ele ficou sozinho, e que agora, até sua vida estava em risco. Deus ouviu tudinho, mas não “passou a mão” na cabeça de Elias, só deu uma ordem a Elias: “Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. “ (1 Reis 19:11). E o texto diz que passou um vento forte que fendia os montes, mas o Senhor não estava no vento, depois veio um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto, depois veio um fogo e, outra vez, o Senhor não estava no fogo, mas depois do fogo veio uma voz mansa e delicada e era o Senhor.

Mesmo em meio à depressão, Deus não altera Seu humor, nem Sua serenidade e nem Sua Soberania. Deus falou com Elias numa voz mansa e delicada, como Ele fala com você e comigo, porque Ele é Deus, mas Ele entende nossas dores, sabe de nossos limites e compreende quando a depressão não nos deixa continuar no caminho da fé inabalável. Não, depressão não é pecado, é doença e faz parte do caminho da carreira cristã. Depressão pode acontecer com qualquer servo de Deus, mas é aquilo que sabemos: não podemos evitar que um pássaro pouse em nossa cabeça, mas devemos evitar que ele faça seu ninho em nossas cabeças. Não é pecado sofrer de depressão, apenas, os servos de Deus têm os melhores aliados contra a depressão: Deus, Jesus, Espírito Santo e Bíblia.

Não se esqueça que o mais importante é a salvação da sua alma, é o perdão dos seus pecados e isso só é possível se você crer que Jesus veio em carne, que Ele é Deus, é o Filho de Deus e Deus O ressuscitou dos mortos e Jesus vive para sempre! Não há outro caminho, não há salvação sem Jesus! Depressão tem tratamento espiritual, assim como salvação tem Nome e é Jesus!

“Com as informações do sombradoonipotente