Foto Reprodução

Nesse sábado (26) encerrou o prazo para que os partidos políticos e as coligações apresentassem à Justiça Eleitoral requerimento de registro de seus candidatos e, nesse domingo (27), teve início a campanha eleitoral para as eleições 2020. O primeiro turno acontece no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 de novembro.

O Estado do Piauí tem 594 candidatos a prefeito ou prefeita, assim como tem 594 candidatos ao cargo de vice-prefeito ou vice-prefeita. Todos registraram as suas candidaturas na Justiça Eleitoral, que irá fazer o devido julgamento para a homologação de cada uma.

Já para o cargo de vereador, são 9.289 candidatos para a disputa eleitoral deste ano. O número é um pouco maior em relação ao ano de 2016, que tinha 9.059 candidatos.

Essa quantidade de candidatos ainda pode mudar, já que a Justiça Eleitoral precisa aprovar o registro das candidaturas, além disso podem ocorrer desistências.

O primeiro e o segundo turno deveriam ocorrer no mês de outubro, mas foram adiados, respectivamente, para os dias 15 e 29 de novembro, pela Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional devido à pandemia da covid-19.

Disputa em Teresina

Estão na corrida pelo Palácio da Cidade os candidatos Dr. Pessoa (MDB), Fábio Abreu (PL), Fábio Novo (PT), Fábio Sérvio (PROS), Gervásio Santos (PSTU), Gessy Fonseca (PSC), Kleber Montezuma (PSDB), Lourdes Melo (PCO), Lucineide Barros (PSOL), Major Diego (Patriota), Mário Rogério (Cidadania), Pedro Laurentino (Unidade Popular) e Simone Pereira (PSD).

*Com as informações do GP1