Escola Municipal Delfina Borralho lançará seu 12º livro no SALIPI

Já é tradição anual o lançamento do livro produzido pelos alunos da Escola Municipal Delfina Borralho Boavista durante o Salão do Livro do Piauí – SaLiPi. Em 2019, será apresentada, no dia 06 de junho, às 16h, a 12ª edição da coletânea de textos escritos pelas turmas de 1º ao 9º ano do ensino fundamental mais a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

São 127 produções entre poemas, crônicas, artigos de opinião, poemas visuais e a grande novidade: textos de língua inglesa. O livro ganhou o título “O caminho da leitura é o do conhecimento”, sugerido pela aluna Ana Karine, de 14 anos. A ilustração da capa também é de uma aluna, Joelle dos Santos, de 12 anos.

A ideia de produzir o primeiro livro, ainda no ano de 2012, surgiu a partir do Projeto Luneta, uma ação que dinamizou a biblioteca escolar e despertou os jovens para o hábito de ler. De acordo com a professora Luiza Maria, idealizadora do projeto, um baú cheio de livros era passado de sala em sala para oferecer as obras infantis aos alunos.

“Desde que mostramos para os alunos que ler e escrever pode ser prazeroso, temos gratas surpresas com o interesse dos jovens pela prática. Estaremos mais uma vez no SaLiPi conversando sobre nossa experiência”, afirma Luiza.

Segundo a pedagoga Lucelena Luz, o processo que teve um início tímido hoje revela talentos. “Comparo a Escola Municipal Delfina Borralho Boavista ao País das Maravilhas, da adorada Alice. Porque lá, como no país mágico da menina, também acontecem histórias mágicas, vivem personagens fantásticos: na mente e no coração de estudantes e professores. Os textos são de primorosa criatividade, trazendo temas importantes como sustentabilidade, cultura de paz e meio ambiente”, conta.

Ascom/Semec