Guarda Municipal fiscaliza cumprimento de decreto para evitar aglomeração de pessoas nas ruas de Teresina devido à pandemia de coronavírus — Foto: Divulgação/ Semcaspi

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina informou nessa quarta-feira (25) que nos últimos dois dias 396 estabelecimentos foram fechados na capital por descumprimento da quarentena decretada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB).

No sábado (21), 959 foram interditados. De acordo com dados da GCM, 823 denúncias foram feitas pela população através do aplicativo Colab, telefones e redes sociais da prefeitura.

Segundo o secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, muitas pessoas seguem desrespeitando o decreto e ainda não conseguiram compreender a necessidade do isolamento social.

“A gente tem reforçado em todas as abordagens a necessidade do cidadão de ficar em casa. Não esperamos chegar a uma medida drástica como essa de fechamento permanente dos estabelecimentos, mas pedimos a colaboração das pessoas para que assim a gente consiga evitar a propagação do vírus em nossa cidade”, informou Samuel Silveira.

Confira os números disponíveis para fazer denúncia:

Disque Denúncia — Foto: Adelmo Paixão/ G1 PI

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas.

Fonte:Redação Manchete Net/G1 Piauí