Foto : Fernando Vivas/GOVBA

A circulação do coronavírus no Brasil começou na primeira semana de fevereiro. A informação é de um estudo do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz.

O levantamento aponta que a doença chegou no país mais de 20 dias antes do primeiro caso ter sido diagnosticado e do Carnaval.

Os pesquisadores desenvolveram um novo método, utilizando os registros de óbitos por COVID-19 para identificar o início da transmissão. A pesquisadora da Udelar (Universidade da República), do Uruguai, Daiana Mir, que participou do estudo, declarou:

“Observando os dois países onde já existe grande número de genomas sequenciados, constatamos que a estimativa obtida a partir do número de mortes foi semelhante à obtida a partir da análise genética, validando a nova abordagem”, disse ela se referindo a China e os EUA.

Segundo o InfoGripe, sistema da Fiocruz que monitora as hospitalizações de pacientes com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), outras evidências reforçam que a transmissão local do coronavírus no Brasil começou no início de fevereiro. Análises moleculares detectaram um caso de infecção entre 19 e 25 de janeiro.

*Com as informações focus.jor