Direito de imagemGETTY IMAGES Image caption Novos 'personagens' no jogo da imunidade podem tirar o protagonismo dos anticorpos na luta contra o coronavírus

A resposta imunológica do corpo contra a covid-19 permanece no organismo por pelo menos oito meses depois do início dos sintomas da doença, indica um estudo publicado nesta quarta-feira, 6, na revista científica Science.

No artigo, pesquisadores de diversas instituições dos Estados Unidos descrevem a análise de mais de 250 amostras de sangue de 188 homens e mulheres recuperados da covid-19. A maioria dos voluntários teve sintomas moderados da doença, e apenas 7% deles precisaram de internação — que indica um quadro mais grave.

Os resultados mostraram que a resposta imunológica contra o coronavírus Sars-CoV-2 ainda estava presente na maioria dos voluntários mesmo após oito meses do início dos sintomas. Alguns tipos de anticorpos foram encontrados em amostras de cerca de 90% dos participantes no período de seis a oito meses após a infecção.

Ainda não é possível garantir que essa resposta imunológica protege contra o vírus, uma vez que, até o momento, não se sabe quais elementos do sistema imunológico dão a proteção eficaz contra o Sars-CoV-2, dizem os autores.

*Com as informações Isto E Dinheiro