Inauguração do Fórum de Esperantina Foto: Assessoria parlamentar

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Themístocles Filho (MDB), participou, na terça-feira (5), da inauguração da nova sede do Judiciário em Esperantina “Fórum Themístocles Sampaio”.

O novo fórum passa a abrigar também o Juizado Cível e Especial Édson Rebelo de Carvalho e terá salas para o funcionamento do Ministério Público do Estado, da Defensoria Pública e da Regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI).

“O deputado Themístocles Sampaio teve uma importância muito grande para Esperantina e região. Como deputado federal, ele conseguiu – por exemplo – recursos para cobrir três mil casas que eram de palha e receberam telhas. Ele conseguiu recursos também para a implantação do sistema de abastecimento de água, para calçamento e asfalto e para o caís, beneficiando toda a região”, ressasltou o presidente da Assembleia Legislativa.

A viúva do homenegeado, Anatália Sampaio, lembrou que o marido amava tanto Esperantina que ela adotou a cidade como sua terra. “Estou feliz e emocionada por essa homenagem justa homenagem ao meu marido. A prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio disse que a ” homenagem é merecida pelo que o Dr. Themístocles representou para a região”, destacou.

O governador Wellington Dias participou da inauguração e lembrou que Themístlocles Sampaio era um homem muito respeitado. “Sinto-me feliz com essa homenagem, que representa também uma luta antiga do homenageado pelo asfaltamento da BR 222, que ligará as capitais do Ceará e Maranhão, passando por Esperantina e outras cidades do Norte do Piauí”, acrescentou Dias, anunciando ainda que no Fórum vai funcionar um ponto de internet gratuita através do Piauí Conectado.

O Fórum Themístocles Sampaio foi construído em de 1.968 de metros quadrados de área e terá amplas salas, com equipamentos modernos e atualizados.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, disse que agora o jurisdicionado terá o melhor atendimento ofertado. “Estamos utilizando o processo judicial eletrônico, devido à pandemia do novo coronavírus e uma internet de qualidade é muito importante para que os processos tramitem de forma mais rápida”.

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, disse a nova obra mescla a modernidade e o histórico sem perder o respeito aos jurisdicionados. “É um novo marco, uma nova era que homenageia a um filho da terra, que também era advogado”.

Fonte: Assessoria parlamentar/parlamento piauí