O prefeito participa da Smart City Expo Curitiba, que acontece hoje (21) e amanhã (22)

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, participa nesta quinta (22), em Curitiba, da Smart City Expo Curitiba, conferência global de cidades inteligentes. Na ocasião, o prefeito fará uma exposição sobre planejamento de cidades sustentáveis e resilientes.

 

A gestão municipal representará a ONU Habitat no evento, mostrando as experiências da capital nas suas ações para tornar a cidade mais resiliente. “O convite da ONU Habitat para que a Prefeitura de Teresina a representasse se deve aos esforços da gestão para tornar a cidade mais resiliente, como por exemplo, os investimentos no transporte coletivo, BRT, compactação da cidade e outras estratégias de inovação de resiliência urbana. E o evento é uma boa oportunidade para nossa imersão sobre os conceitos de cidades inteligentes”, informa o prefeito.

 

A coordenadora da Agenda Teresina 2030, Gabriela Uchôa, também participa do evento. Segundo a coordenadora, a ONU Habitat também está em negociação com a Prefeitura de Teresina para criação de um perfil para cidades resilientes, com diagnósticos e planos de ação da cidade para enfrentar os riscos e ameaças relacionadas à mudança climática e outros que podem surgir.

 

O objetivo do evento é reunir pessoas da sociedade civil, representantes de empresas e governos locais e nacionais, para discutir o uso de tecnologia em diferentes áreas da gestão de operação e planejamento das cidades, funcionando como uma plataforma para que os representantes possam expor suas experiências e possam se conectar para avançar ainda mais nas suas propostas. É o ambiente propício para aquisição de informações sobre as soluções mundiais que estão contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

 

Os temas gerais do evento, que é de organização da Fira Barcelona são: Viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; governança em sociedades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; planejando cidades inovadoras e criativas.

 

No Smart City Expo Curitiba acontecerão diálogos sobre liderança pública para cidades inteligentes; processos participativos: além da coleta de dados para o planejamento colaborativo; planejamento de cidades sustentáveis e resilientes; revisão do Plano Diretor das cidades para cidades inteligentes e estruturas de planejamento urbano para cidades inclusivas e inovadoras.

Fonte: Semcom