Gestor teresinense esteve no evento representando a Frente Nacional dos Prefeitos

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) participou nesta quinta-feira (1º/08), em Brasília, do lançamento do programa Médicos Pelo Brasil, do governo federal.

Representando a Frente Nacional dos Prefeitos, Firmino destacou as novidades do programa, e comemorou que com as mudanças anunciadas pelo governo, será possível garantir mais recursos para alocar médicos nos municípios hoje carentes de assistência em saúde.

E elogiou o fato de que os critérios para distribuição desses recursos serão mais centrados em parâmetros socioeconômicos.

“Importante para a categoria médica, que terá maior estabilidade, e também permitindo especialização de Médicos da Família para atender regiões do país”, destaca o prefeito.

O programa Médicos Pelo Brasil é uma reformulação do programa Mais Médicos. O Ministério da Saúde anunciou que serão disponibilizadas 18 mil vagas, sendo 13 mil em locais de difícil provimento. Os profissionais passarão a ser selecionados por meio de prova escrita e realizarão curso de especialização de dois anos, recebendo bolsa de R$12 mil.

Os aprovados serão contratados por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os profissionais contarão com um plano de carreiras no qual os salários poderão chegar a R$ 31 mil, dependendo do desempenho e do local de trabalho. Poderão participar os médicos com inscrição junto aos Conselhos de Medicina regionais.