Novo coronavirus

O Boletim do Centro de Operações em Emergência (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina registrou nesta terça-feira (15) mais 308 casos de Covid-19, além de duas mortes em decorrência da doença. Agora, a capital contabiliza 28.635 casos e 969 óbitos desde o início da pandemia, em março deste ano.

Os dois óbitos ocorreram dias 14 e 15 de setembro. Foram dois homens, um com 78 anos e outro com 88 anos. Os dois eram cardiopatas e um deles ainda apresentava doença renal. A maioria dos óbitos até o momento, 54,98%, foi de pacientes do sexo masculino e 45% do sexo feminino. A distribuição dos óbitos em residentes de Teresina por faixa etária mostra que mais de 70% ocorreram em pacientes acima de 60 anos. Permanece o registro de apenas um óbito por Covid-19 em menores de 20 anos.

Cerca de 80% desses óbitos estavam relacionados à presença de doenças pré-existentes. “Observamos que as principais comorbidades relacionadas aos óbitos por Covid-19 foram cardiopatias, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e outras”, afirma a médica infectologista do Centro de Operações em Emergências (COE) da FMS, Amparo Salmito, destacando que os cuidados com a saúde devem ser reforçados.

*Com as informações do FMT/PMT