A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste) está dando prosseguimento efetivo à construção da galeria da zona Leste, que avança pela marginal direita da Avenida João XXIII. Com investimento superior a R$ 49,4 milhões, a galeria é uma obra complexa e terá 7 km de extensão. Os recursos são oriundos da Caixa Econômica Federal, com contrapartida da Prefeitura de Teresina.

Atualmente, a obra interditou trecho da marginal da Avenida João XXIII (sentido Centro-Leste), em frente à loja Jacaúna, para a passagem de veículos e pedestres. No local, foram iniciadas as escavações e colocação de aduelas para dar prosseguimento ao acesso da galeria, o que irá exigir a interdição do trecho.

Para minimizar os transtornos aos cidadãos, algumas medidas foram tomadas em conjunto com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS), com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os veículos que vêm do Centro para a zona Leste têm duas opções de rotas na Avenida João XXIII.

No trecho marginal está sendo possível seguir até a nova sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PI) e, logo após, fazer o desvio à esquerda, pegando a Avenida central da João XXIII.

Há ainda um desvio na Rua Alzira Pedrosa, antes da Canadá Veículos, que foi modificada para mão única para facilitar o tráfego dos veículos. Após acessar a rua, os veículos podem seguir pelas ruas Francisco Falcão Costa e Miguel Arcoverde. Em seguida, está sendo possível acessar a Rua Antônio Ramos e, por fim, a Rua Desembargador Pedro Conde para, então, chegar novamente na marginal direita da João XXIII.

“A galeria já completou pouco mais de um quilômetro. Ela é um dos nossos grandes desafios de drenagem aqui na região e nós esperamos que no próximo inverno a população já possa contar com essa importante obra de drenagem”, disse o Superintendente João Pádua.

“As próximas fases terão uma complexidade maior, mas já estamos estudando as medidas necessárias para minimizar os transtornos à população. O resultado da construção da galeria trará inúmeros benefícios, mudando a vida de muitas pessoas que moram na região”, completou o superintendente executivo e engenheiro Ângelo Cavalcante.


Fonte: Prefeitura de Teresina