Em entrevista para Carta Capital, o governador Wellington Dias (PT) cobrou do governo federal e do Congresso um debate voltado para a retomada da economia. Ao considerar que as mudanças a serem implementadas com a Reforma da Previdência representam apenas um “alívio” para as contas públicas, o petista lembrou que questões como geração de emprego e renda não podem ser ignoradas.

“A reforma da Previdência é só um alívio. Quem vai pensar na economia, na retomada do desenvolvimento? Quando se aprofundam os cortes e se deprime o PIB, o esforço de economia vai para o ralo. É preciso mudar o sistema tributário, cuidar da infraestrutura e fazer parcerias com o setor privado que não se resumem à privatização”, avalia.

Só no Piauí, são 32 projetos desenvolvidos em conjunto com empresas, como a instalação de 5 mil quilômetros de rede de fibra óptica. “Isso gera emprego e renda em várias regiões do estado. Esse é o desafio. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil viveu entre 2003 e 2013 o melhor período em 30 anos. Quero esse país de volta”, pontua o governador.400400