lobia, CC BY 2.0 via Wikimedia Commons

O governo da China boicota peregrinação católica a santuário da padroeira do país, Nossa Senhora de Sheshan, na província de Xangai, alegando tratar-se de medida de combate à pandemia de covid-19.

Na mesma região, porém, um campo de golfe e um parque de diversões continuaram normalmente abertos para receber turistas mesmo quando o santuário ficou forçosamente fechado.

A festa da padroeira da China foi celebrada neste 24 de maio, mas o regime comunista que controla o país restringiu a peregrinação de romeiros não só a um número irrisório de participantes, mas também a um trajeto limitado na colina em que está situado o santuário.

Nossa Senhora de Sheshan

A devoção remonta ao século XVI, quando o padre missionário jesuíta Matteo Ricci começou a promover o amor a Nossa Senhora entre os chineses. Em 1863, os jesuítas compraram a colina onde hoje se localiza o santuário, que começou a ser construído em 1871. Em 1894 já afluíam tantas peregrinos que foi preciso começar a construir uma nova basílica.

Neste domingo, 23 de maio, véspera do dia litúrgico de Nossa Senhora de Sheshan, o Papa Francisco pediu que os fiéis católicos do mundo inteiro rezassem pelos seus irmãos da China por ocasião da festa da sua padroeira:

“Convido vocês a acompanhar com fervorosa oração os fiéis cristãos da China, nossos queridos irmãos e irmãs, a quem trago no profundo do meu coração. Que o Espírito Santo, protagonista da missão da Igreja no mundo, os conduza e ajude a serem portadores do alegre anúncio, testemunhas de bondade e caridade e construtores em sua pátria de justiça e de paz”.

Governo da China boicota peregrinação católica

Segundo matéria da agência católica Asia News, o Partido Comunista Chinês vem boicotando as peregrinações ao santuário de Sheshan desde que o Papa Emérito Bento XVI instituiu, em 2007, a jornada mundial de oração pelos fiéis da China. Trata-se de esforços sistemáticos do regime oficialmente ateu para dificultar a obediência dos católicos chineses ao Papa.

“Com as informações do Aleteia