A medida foi anunciada em meio a pressões crescentes sobre o governo para que ações efetivas contra a crise ambiental sejam tomadas


O Decreto nº 9.992, que suspende a prática de queimadas em todo o território nacional por 60 dias, foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29/08/2019). A medida, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) nessa quarta-feira (28/08/2019), é um reflexo da situação provocada pelos incêndios na região amazônica.

Amazônia em chamas

Pressões internas e externas crescem sobre o governo brasileiro para que sejam adotadas ações efetivas contra a crise ambiental deflagrada pela alta do número de queimadas e do desmatamento na Amazônia. O presidente francês, Emmanuel Macron, acusou Bolsonaro de mentir sobre o compromisso firmado com a política ambiental do país.

Segundo o decreto, queimadas só serão permitidas para controle fitossanitário autorizado, práticas de prevenção e combate a incêndios e de agricultura de subsistência executadas pelas populações tradicionais e indígenas.

Fonte: Metrópoles.