O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), Gustavo Montezano, prometeu revelar resultados do trabalho de análise e fiscalização de antigas operações concedidas pelo banco – esforço que tem sido chamado de “abertura da caixa preta” –  e ficou de detalhar a compra de cerca de 130 jatinhos financiada pelo banco de fomento.

Segundo o site O Antagonista, a lista trará artistas, banqueiros e empresários – vários deles enrolados na Lava Jato ou em outras investigações.

Técnicos do banco calculam em R$ 700 milhões o prejuízo com a política de subvenção adotada por Lula e Dilma, diz o site. Na lista de 134 agraciados, há famosos como o apresentador Luciano Huck, a cantora Claudia Leitte e a dupla sertaneja Victor & Leo.

A aquisição de uma aeronave por Huck veio a público no ano passado, quando ele despontava como possível candidato à Presidência. O jatinho foi comprado em nome da empresa Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos pelo valor de R$ 17,7 milhões, via Itaú/Unibanco.

Com as informações do Ointrigante.