Equipes de odontologia

Mais de 15 equipes de odontologia foram treinadas para realizar testagem rápida para Covid-19 nas áreas que oferecem o serviço, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas para atendimento de síndromes gripais e alguns órgãos da própria Prefeitura, dentre outros.

Com a pandemia do novo Coronavírus, os serviços odontológicos ambulatoriais foram suspensos nas unidades de saúde municipais, atendendo apenas casos de urgência em seis UBS´s.

“Muitos odontólogos também estão ajudando na gestão dos serviços e coordenação de UBS. Temos nove dentistas coordenando Unidades Básicas de Saúde, nove na notificação dos casos de Covid-19, além dos que estão na triagem de pacientes sintomáticos gripais, juntamente com os enfermeiros. Também temos 36 dentistas na recepção/acolhimento administrativo da população no setor do SAME das UBS”, explica Dante Freitas, gerente de Saúde Bucal da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

De acordo com o gerente, a FMS tem 317 dentistas em atividade. “Todos eles estão trabalhando no enfrentamento à Covid-19. Reforçando o trabalho das unidades de saúde e da gestão da FMS, nos atendimentos de urgência e também no Zap Odonto”, explica.

Durante o período de combate à Covid-19, a Atenção Básica Municipal está atendendo apenas casos de urgência na área de saúde bucal, como dor de dente intensa, inchaço bucal, edemas e traumas dentários.

“O ambiente odontológico tem alto risco de exposição ao novo Coronavírus, por isso suspendemos os procedimentos eletivos. Caso haja necessidade de atendimento, antes de se deslocar a uma UBS, o paciente pode ligar para o serviço Zap Odonto, para que o dentista passe as orientações pré-consulta de urgência para amenizar a situação do momento”, comenta Dante Freitas.

O Zap Odonto consiste no atendimento via Whatsapp por meio do número (86) 98179-2576. O serviço funciona de segunda a sexta, nos horários de 7h às 14h e das 14 às 21h. Os pacientes podem buscar esclarecimentos sobre uma possível demanda de urgência odontológica e podem ser encaminhados para o ponto mais próximo de atendimento, caso haja necessidade.  Além disso, o dentista pode fazer condutas não farmacológicas de alívio da dor.

Teresina conta com seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimentos odontológicos de urgência: a UBS Alto da Ressurreição (zona Sudeste), UBS Saci (zona Sul) e UBS Buenos Aires (Zona Norte), nos horários de 7h às 21h. E as UBS Vale do Gavião (zona Leste), UBS Porto Alegre (zona Sul), UBS Cristo Rei (zona Sul), nos horários de 7h às 18h.

Fonte:FMS