É o ministro mais conhecido do governo Manteve avaliação da última pesquisa


Pesquisa Datafolha divulgada nesta 5ª feira (5.set.2019) mostra que Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) continua o ministro mais bem avaliado pela população no governo do presidente Jair Bolsonaro. Sua aprovação é 25 pontos superior à do chefe do Executivo.

Presidente Jair Bolsonaro, Sérgio Moro e ministros durante a Solenidade de Lançamento do Projeto em Frente Brasil, politicas públicas de combate ao crime violento, no
Palácio do Planalto. Brasilia, 29-08-2019. Foto: Sérgio Lima/PODER 360

94% dos entrevistados dizem conhecer Sergio Moro. Entre os entrevistados que disseram conhecer Moro, 54% avaliaram sua gestão como ótima ou boa; 24% disseram ser regular; 20% ruim ou péssima e 2% não responderam.

Já o presidente Bolsonaro foi aprovado por 29% dos entrevistados; 30% avaliaram sua gestão como regular; 38% ruim ou péssima e 2% não responderam.

A avaliação de Moro se manteve inalterada quando comparada à última pesquisa Datafolha, realizada em julho de 2019. Na época, sua avaliação ótima ou boa era é 55%. Apesar de a maioria da população (58%) reprovar sua conduta ao conversar com a força-tarefa da Lava Jato quando era juiz.

O levantamento foi realizado com 2.878 entrevistados, em 29 e 30 de agosto de 2019 em 175 municípios de todo o país. A margem de erro é de 2 p.p. e o nível de confiança é de 95%.

A relação entre Bolsonaro e o Moro passou recentemente por desgastes. Em 22 de agosto, Bolsonaro sinalizou que poderia trocar o diretor-geral da Polícia Federal, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, interferindo assim na autoridade do ministro. Além disso, na última semana, voltou a afirmar não ter compromisso com Moro para uma futura indicação para o STF (Supremo Tribunal Federal).

Com as informações do Poder 360