Fabrizio Soccorsi, 78 anos, foi internado no Hospital Gemelli por causa de uma patologia oncológica. A morte ocorreu devido a complicações com a Covid-19. Francisco o escolheu como seu médico pessoal em 2015.
Nascido em 2 de fevereiro de 1942, em Roma, Soccorsi formou-se em medicina e cirurgia na Universidade “La Sapienza” em 1968 e, após ter obtido no ano seguinte a qualificação para exercer a profissão, desenvolveu uma ampla atividade, no âmbito médico e de ensino, até os cargos de chefe do Departamento de Hepatologia e diretor do Departamento de Doenças Hepáticas, aparelho digestivo e nutrição e do Departamento de Medicina interna e especializada do Hospital São Camilo Forlanini de Roma.
Ensinou imunologia na escola médica hospitalar de Roma e da Região do Lácio, deu cursos de atualização em patologias do fígado no hospital São Camilo e ocupou a cadeira de medicina clínica e farmacologia na Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade “La Sapienza”. Também desenvolveu várias colaborações e consultorias no setor público, com mais de uma centena de publicações e contribuições científicas. Ele também foi consultor da Diretoria de Saúde e Higiene do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e especialista do conselho médico da Congregação das Causas dos Santos.