Faleceu na madrugada desta quinta-feira (7), em Salvador, o comunicador Raimundo Varela, 75 anos. Ele era um dos principais nomes do rádio e da televisão na Bahia, com uma longa trajetória de sucesso e influência. A família não informou a causa da morte.
Natural de Itabuna, no sul do estado, Varela mudou-se para a capital ainda na infância. Cresceu no bairro de Periperi, no subúrbio ferroviário, onde iniciou sua carreira como locutor em uma rádio comunitária. Depois, passou por diversos empregos, como operário, taxista e jogador de futebol.
Varela se destacou na TV Itapoan, afiliada da Record na Bahia, e na TV Bandeirantes. Foi o criador do programa Balanço Geral, que se tornou um fenômeno de audiência e foi replicado em outras emissoras do país. Também ficou conhecido pelo seu estilo polêmico e crítico, usando o cartão vermelho para denunciar irregularidades e o tapa na mesa para enfatizar suas opiniões.
Segundo o filho do comunicador, Gel Varela, o pai estava internado em uma clínica no bairro de Nazaré há mais de 10 dias. Ele sofria de problemas de saúde desde o início da pandemia da Covid-19.
Mín. 21° Máx. 39°