O condutor do ônibus escolar que se envolveu em um acidente nesta quinta-feira (14), na zona rural de José de Freitas, compareceu à delegacia de Polícia Civil da cidade para prestar esclarecimentos. Ele foi identificado como Herbert Uriel Freitas da Silva, de 41 anos, e foi liberado após ser ouvido.
O acidente deixou 30 pessoas feridas, sendo 29 estudantes e um monitor da Escola Municipal José Amado De Oliveira. Os estudantes têm entre 10 e 13 anos de idade. A polícia vai apurar as causas e as responsabilidades pelo ocorrido. Alguns pais e familiares dos estudantes alegam que o condutor agiu com imprudência.
"Ele foi até a delegacia, não houve flagrante. Não estava alcoolizado, nem nada disso. Ele se apresentou espontaneamente para esclarecer o caso e não cabe prisão em flagrante e nem preventiva. Mas a gente vai apurar devidamente para ver se houve crime ou se foi acidente. Pode ter sido acidente, não necessariamente houve crime. Se houve culpa, depois com a perícia demonstrando que houve culpa, aí a gente toma as providências necessárias”, disse o delegado.
Em seu depoimento, Herbert Uriel, que realizou um Boletim de Ocorrência dando conta da situação, disse que prestou socorro e ainda tentou reanimar a estudante Erika Pereira da Costa, de 14 anos, que morreu após ser socorrida. Ele deixou o local pois populares tentaram lhe agredir. Ele será intimado a voltar à unidade policial posteriormente.
A Prefeitura Municipal de José de Freitas lamentou o acidente e informou que toda a equipe da Prefeitura está voltada para dar suporte às vítimas e às famílias, com a transferência dos feridos que estão no Hospital Nossa Senhora do Livramento para o HUT, em Teresina.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com a gestão, o ônibus era novo e o motorista contratado por meio de teste seletivo. “Nesse momento, a prioridade é cuidar dos feridos e das famílias atingidas. A Prefeitura garante ainda que vai tomar todas as providências para garantir a apuração criteriosa dos fatos”, diz o comunicado.
Mín. 22° Máx. 40°