O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) reforçou o monitoramento das 15 barragens sob a responsabilidade do órgão desde o início de dezembro de 2023, abrangendo tanto as estruturas físicas quanto os aspectos operacionais.
O Idepi decidiu por uma importante mudança para a melhoria dos serviços. Antes, os acompanhamentos e intervenções eram pontuais conforme as necessidades. Agora esse trabalho foi intensificado. Por isso serão realizadas manutenções em todas as barragens. O processo de licitação da empresa que fará os serviços já foi concluído e os serviços devem iniciar já no mês de março.
“Já passamos pela fase da licitação. Vamos ver ordens de serviço agora. Teremos R$ 22 milhões em investimentos para a manutenção das 15 barragens sob nossa responsabilidade. Vamos fazer limpeza, retirada de vegetação do entorno do reservatório, refazer meio-fio de estradas e outros serviços em todas as nossas barragens”, garantiu o diretor-geral do Idepi.
A equipe especializada do Idepi realiza inspeções periódicas, adotando medidas preventivas e corretivas para enfrentar quaisquer problemas que possam surgir. A manutenção proativa protege e garante a segurança das estruturas que ficam sob os efeitos das chuvas e do calor intenso característico da região e outros agentes.
1. Salinas – São Francisco do Piauí;
2. Piracuruca – Piracuruca;
3. Algodões II – Curimatá;
4. Pedra Redonda – Conceição do Canindé;
5. Mesa de Pedra – Valença do Piauí;
6. Corredores – Campo Maior;
7. Emparedado – Campo Maior;
8. Bezerro – José de Freitas;
9. Poços – Itaueira;
10. Salgadinho – Simões;
11. Estreito – Padre Marcos;
12. Poço Marruás – Patos do Piauí;
13. Petrônio Portela – São Raimundo Nonato;
14. Barreiras – Fronteiras;
15. Bonfim – Bonfim.
Fonte: Governo do Estado do Piauí