22°C 35°C
Teresina, PI
Publicidade

Adolescente ganha festa de 15 anos e dança valsa com fisioterapeuta em hospital do Piauí; VÍDEO!

A jovem tem uma condição que compromete o funcionamento dos nervos e precisa estar 24 horas em ventilação mecânica

Por: Rafael Cardoso
07/02/2024 às 16h10

A paciente Francisca Joseane teve sua rotina modificada nesta terça-feira (06) no Hospital Lucídio Portela, em Teresina. Por completar 15 anos, a adolescente recebeu uma festa de aniversário da equipe medica do hospital. 

Joseane é neuropata, condição que compromete o funcionamento dos nervos, e precisa estar 24 horas em ventilação mecânica, o que a faz ficar sempre na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. O fisioterapeuta Rafael Lima contou sobre a emoção de dançar valsa com a adolescente. 

  

"Ela é uma paciente já moradora do hospital, está há 2 anos na UTI e eu iniciei o atendimento com ela em agosto. Nos planejamos para organizar uma festinha porque ela iria fazer 15 anos e queríamos algo especial. Toda menina quando faz 15 tem o baile com a valsa e foi quando surgiu a ideia. Eu me propus a dançar. Dancei com ela, botei uma valsa e dançamos. Foi um momento muito especial. A gente já vê essas crianças em estado comprometido, muitas não têm convivência com outras crianças e a gente tenta transformar o dia delas no melhor possível. Melhorar o dia delas já é muito gratificante", afirma o fisioterapeuta ao A10+. 

Rafael Lima relata que Joseane recebe um acompanhamento multidisciplinar devido a condição. Ele narra que durante a dança, Joseane se mostrou muito feliz. "Ela é uma paciente que pouco interage devido a condição dela mesmo. Na dança ela estava sorrindo, com felicidade e desde quando colocamos ela fora da UTI ela já estava sorrindo, com a sensação de felicidade", relata. 

  

Continua após a publicidade
Anúncio

A ação mobilizou médicos, enfermeiros e profissionais da limpeza do hospital. No vídeo divulgado pela equipe é possível perceber o apoio de outros profissionais no manuseio da ventilação mecânica enquanto a adolescente dança com o fisioterapeuta (veja o vídeo abaixo). Com a repercussão do caso, Rafael Lima espera que outras ações como essa possam acontecer.

"Não é uma ação que deveria ficar isolada. A partir de agora eu acho que não só lá, mas nos outros hospital deveriam ter uma comemoração para crianças que estão internadas", finaliza. 

Assista ao vídeo: 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários