Aequipe de saneamento da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Piauí (Agrespi)apresentou, durante audiência realizada pelo Ministério Público, por meio do Procon, relatório de inspeção sobre o cumprimento de melhorias nos serviços de abastecimento de água no litoral do estado.
O relatório complementar faz parte da visita técnica realizada no fim de julho pela equipe de saneamento e infraestrutura da Agrespi para verificar o funcionamento da adutora em Parnaíba e o cumprimento das melhorias no fornecimento de água do sistema adutor principal na Estação de Tratamento de Água (ETA) IV.
A equipe verificou que o sistema de captação (flutuante) no rio Parnaíba foi concluído, sendo executado normalmente, inclusive com as bombas instaladas e o prédio de instalação dos equipamentos de bombeamento foi restaurado e está em funcionamento.
De acordo com o relatório, o sistema macrodistribuidor da ETA IV, que aduzirá água tratada para os reservatórios “pulmão”, ainda não está funcionando completamente.
O diretor de Saneamento e Infraestrutura da Agrespi, José Noronha, informou que será necessário obter a opinião dos consumidores da região sobre as melhorias realizadas. “A Agespisa deverá ser notificada pela Agrespi a fim de executar uma pesquisa de satisfação com os usuários da adutora do litoral, principalmente nas regiões turísticas”, disse o gestor.
Ainda de acordo com o relatório, no futuro, quando todo sistema estiver funcionando a plena carga, haverá necessidade de ampliação da ETA IV para atender as demandas dos povoados ao longo da adutora.
Confira o relatório completo no site da Agrespi .
Mín. 21° Máx. 39°