Quinze estudantes e três professores da rede estadual de ensino embarcam, nesta terça-feira (3), para Recife (PE), para participar de uma imersão guiada na Campus Party Nordeste, que ocorre até o dia 8 de setembro. Os jovens vão expor três projetos desenvolvidos nas escolas da rede estadual e que venceram a Campus Future durante a Campus Party Piauí, realizada em maio.
O projeto Rear, desenvolvido por estudantes do Centro de Ensino de Tempo Integral Maria Antonieta, em Valença, é um Sistema de Automação para Reaproveitamento de Água dos Condicionadores de Ar. Os alunos Eloá da Silva Costa, Letícia Mendes Alves de Lima Nogueira, Letícia Rodrigues da Silva Lima, Marcos Davi Silveira Santos e Maria Alice da Silva Luz Pedrosa, sob a orientação do professor Sídio Nogueira de Sousa, criaram um programa cujo objetivo principal é reutilizar a água condensada dos aparelhos de ares-condicionados das escolas públicas estaduais.
O segundo projeto inovador foi desenvolvido no Ceti Conselheiro Saraiva, localizado no município de Batalha. Este time também foi finalista do Seduckathon e contemplado com um intercâmbio educacional na Coreia do Sul. Sob a orientação do professor Mayke Lombardo de Castro, os estudantes Luany Raquelle Vitalino Teixeira Izabel Leticia Alves da Silva, Hiago Medeiros Correia, Paulo Sergio Alves Correia e Ana Luiza de Sousa Carvalho criaram o LivroTech, um sistema que permite a consulta do acervo bibliográfico, o empréstimo e a renovação a partir do cadastro de usuários e livros disponíveis na escola.
E do Ceti José Narciso da Rocha Filho, em Piripiri, os estudantes Dayana Nascimento Souza, Fabrício Pereira de Araújo Sousa, Ana Letícia de Sousa Farias, Raylla Sampaio Alves e Vitória de Melo Soares desenvolveram o Letras Compartilhadas, Plataforma Online de Resolução de Dúvidas e Correção de Redações de Forma Colaborativa, com a orientação do professor Jéferson do Nascimento Soares.
Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o desempenho dos Estudantes da Seduc é um reflexo da revolução tecnológica por meio da Educação que o Piauí vem passando. “A Campus Party é um evento que integra todos os jovens e que quer disseminar a cultura da inovação e da tecnologia. É nossa missão incentivar estes jovens a desenvolverem suas habilidades e é gratificante ver que projetos elaborados no laboratório de uma escola se destacam e ganham o mundo”, disse o secretário.
A Campus Party é considerada a maior experiência de tecnologia, criatividade e inovação do mundo e terá palestras, workshops e networking sobre tecnologia, além de áreas de camping, arenas de drones e robôs, campeonatos de games, oficinas para crianças, palestras, workshops e hackathons.
Na edição Nordeste, a Campus Party vai realizar o Fórum do Marco Regulatório de Inteligência Artificial, que vai discutir os impactos da IA no Brasil e oportunidades para criar regras sobre o tema.
Mín. 21° Máx. 42°