23°C 40°C
Teresina, PI
Publicidade

Unesco reconhece Piauí como primeiro território nas Américas a implementar o ensino de inteligência artificial na educação básica

Mais de 120 mil estudantes da rede pública estadual estão cursando a disciplina obrigatória.

04/09/2024 às 12h43
Por: Assessoria Comunicação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Piauí é o primeiro território nas Américas a implementar o ensino de inteligência artificial (IA) na educação básica, fato reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Mais de 120 mil estudantes da rede pública estadual estão cursando a disciplina obrigatória de inteligência artificial, que desde o início de 2024 faz parte do currículo do 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.

Continua após a publicidade
Anúncio

A experiência pioneira do Piauí foi apresentada, na segunda-feira (2), na Semana de Aprendizagem da Unesco, em Paris/França, pela professora Rosa Vicari e pelo professor Christian Brackmann, que coordenam um grupo de pesquisadores daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) eUniversidade Federal do Pampa (Unipampa), parceiro da Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) nesse projeto.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O ineditismo do Piauí, que colocou o Brasil no mapa dos poucos países que ofertam a disciplina de IA na educação básica, também foi destacado em documento publicado recentemente pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb).

Além do selo da Unesco, o projeto do Piauí também tem a parceria do Google, que ofertou plataformas e serviços para o desenvolvimento do curso, o que faz desse projeto o maior do mundo em quantidade de estudantes e profissionais, e em expressividade das entidades participantes.

Continua após a publicidade
Anúncio

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

Conforme pesquisa do Fundo Monetário Internacional (FMI), publicada neste ano, a IA deverá impactar 60% dos trabalhos nas economias avançadas e 40% em todo o mundo nos próximos dois anos.

Além do projeto de ensino de inteligência artificial, a Secretaria da Educação (Seduc) também está ofertando, desde 2023, os cursos técnicos de desenvolvimento de sistemas com ênfase em inteligência artificial, programação de jogos digitais e marketing digital, com mais de 25 mil estudantes matriculados, além da disciplina de empreendedorismo em parceria com o Massachusetts Institute of Tecnnology (MIT), especialmente voltado para o mercado digital e startups. 

A Seduc também oferta o ensino de robótica com a Tron Robótica Educativa, utilizando uma metodologia especial que envolve uso de IA e programação.

“A educação pública do Piauí, sob a liderança do nosso governador Rafael Fonteles, além de grande destaque no Ideb, é hoje também um case internacional de inovação e uso da tecnologia no ensino-aprendizagem. Estamos formando nossos estudantes para o mundo do trabalho do presente e do futuro, garantindo a eles mais oportunidades de sucesso”, destacou o secretário da Educação do Piauí, Washington Bandeira.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias