A Secretaria das Mulheres (Sempi) marcou presença na mesa-redonda, realizada quarta-feira (4), dentro da 3ª edição da Feira da Literatura Piauiense (FELIPI), no Sesc Cajuína. Na pauta foi tratada a respeito da Lei Maria da Penha , que completa 18 anos de proteção às mulheres.
Na programação, a secretária Zenaide Lustosa e a delegada Eugênia Villa discutiram o tema com a mediação de Érika Ruth, da coordenação de Educação e Cultura (Sempi).
Segundo Zenaide, a Lei Maria da Penha completou 18 anos e, sem dúvida, trouxe mudanças estruturais importantes. As mulheres conquistaram um instrumento que não só pune, mas inclui medidas integradas de proteção, prevenção e assistência. Assim, nesses 18 anos de vigência, é pertinente refletir sobre a implementação da lei como uma política pública nacional.
"Esse diálogo foi importante para a juventude no sentido de informar sobre os tipos de violência e, nesse contexto, precisamos avançar ainda mais no diálogo sobre a violência de gênero, temos que ir às escolas para sensibilizar alunos e professores sobre a temática," declarou a secretária.
A delegada Eugênia Villa traçou um comparativo importante de como as medidas eram feitas antes e depois da lei. “Neste aspecto é necessário avaliar a importância do movimento de mulheres, a contribuição de pensadoras e ativistas na construção e na elaboração desta lei que luta pelo direito das mulheres,” pontuou.
Mín. 21° Máx. 39°