Operação da PRF levanta debates sobre a pesca predatória e comércio ilegal de barbatanas de tubarão.
Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta quinta-feira (9), 260 kg de barbatanas de tubarão transportadas em um veículo na cidade de Valença do Piauí, localizada a cerca de 210 km de Teresina.
A suspeita inicial é que a carga tenha saído do Maranhão com destino ao litoral da Bahia, de onde seria exportada para o destino final.
"Conseguimos detectar que este veículo, conduzido por um homem de 35 anos, transportava 260 quilos de barbatanas, seja de tubarão ou de arraia.
"Essa carga estava avaliada em aproximadamente R$ 5 milhões e provavelmente tinha como destino os países asiáticos, onde há um consumo bastante intenso desse tipo de iguaria," informou o inspetor Alexsandro Lima.
Preso em flagrante, o motorista deve responder por crime ambiental devido à proibição da pesca predatória e da pesca de tubarões no Brasil. Ele também será acusado de porte ilegal de arma de fogo, pois estava com uma pistola calibre 9 milímetros com 186 munições, destacou o inspetor da PRF.
Após a prisão, o condutor do veículo e a carga de barbatanas de tubarões foram encaminhados para a Delegacia de Valença.
Mín. 21° Máx. 33°