Antônio de Pádua Mota Reis foi preso na última quinta-feira (09/01) em Teresina, onde é réu em um processo na 3ª Vara Criminal da Comarca de Teresina. Ele é acusado de aplicar um golpe de R$ 32 mil contra sua tia, uma idosa de 76 anos diagnosticada com câncer. O caso foi denunciado pelo Ministério Público e aceito pela Justiça em setembro do ano passado.
De acordo com a denúncia, Antônio de Pádua aproveitou-se da vulnerabilidade da tia, que estava em tratamento contra o câncer, para convencê-la a entregar R$ 32 mil. Ele afirmou que o dinheiro seria usado para custear taxas para liberar um empréstimo maior, que seria destinado ao tratamento da idosa. No entanto, o valor foi desviado para benefício próprio, configurando o crime de estelionato. O Ministério Público se posicionou contra a possibilidade de um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), afirmando que essa medida seria insuficiente para punir a fraude cometida.
Desaparecimento e Prisão
Após a denúncia ser formalizada, Antônio não foi localizado para responder ao processo. Ele foi citado por edital, mas não apresentou manifestação. Em outubro, o juiz João Antônio Bittencourt determinou uma nova citação pessoal em dois endereços de Teresina. No entanto, em novembro, o oficial de justiça confirmou que o acusado continuava desaparecido.
Antônio de Pádua foi preso na manhã do dia 9 em um restaurante na zona sul de Teresina, durante a investigação de outro golpe financeiro. Apesar de a captura estar relacionada a esse caso, a prisão permitirá que ele responda também às acusações no processo envolvendo sua tia.
Mín. 21° Máx. 33°