Na última terça-feira (11), a Câmara Municipal de Teresina aprovou, em segunda votação, um projeto de lei que visa proibir ruídos excessivos provenientes de escapamentos de veículos automotores. A iniciativa, de autoria do vereador Dudu (PT), agora segue para sanção ou veto do prefeito Silvio Mendes.
O texto da proposta estabelece a proibição da remoção de silenciadores e catalisadores, além de vetar a instalação de equipamentos como o “cadron”, amplamente utilizado para intensificar o ruído em motocicletas. A fiscalização será realizada com o auxílio de decibelímetros, instrumentos que medem os níveis de ruído em decibéis, legitimando a aplicação de multas e outras penalidades.
O vereador Dudu celebrou a aprovação e destacou a abrangência da medida. “Muitas vezes, para driblar a fiscalização, as pessoas realizavam alterações no cano de descarga. Agora, com a lei, Strans e BPtran poderão multar qualquer modificação que cause poluição sonora", afirmou.
O parlamentar expressou sua expectativa pela rápida sanção do prefeito, reforçando a importância de reduzir os impactos da poluição sonora em Teresina. “Espero que a lei seja efetivada o quanto antes, para trazermos mais tranquilidade à população", concluiu.
Mín. 22° Máx. 31°