A Câmara Municipal de Teresina deu um passo decisivo no combate à poluição sonora ao aprovar, na última terça-feira (11), um projeto de lei que proíbe a emissão de ruídos excessivos por escapamentos de veículos automotores na capital. A proposta, de autoria do vereador Dudu (PT), agora aguarda a sanção ou veto do prefeito Silvio Mendes.
A nova legislação veta a remoção de silenciadores e catalisadores, além de proibir a instalação de equipamentos esportivos, como o popular "cadron", conhecido por amplificar o barulho de motocicletas. Para garantir o cumprimento da lei, agentes de trânsito estarão equipados com decibelímetros, aparelhos que medem os níveis de ruído em decibéis e servirão de base para a aplicação de multas.
"Com muita satisfação, a Câmara aprovou, em segunda votação, o projeto que prevê a punição do uso abusivo de sons modificados em escapamentos de carros e motos. A lei vai além do cadron, pois muitas pessoas burlavam o sistema ao remover o miolo do cano de descarga ou furá-lo. Agora, a Strans e o BPtran terão poder para multar qualquer veículo com modificações que causem ruídos excessivos", explicou o vereador Dudu.
O parlamentar também expressou esperança de que o prefeito Silvio Mendes sancione a lei rapidamente. "Esperamos que o prefeito aprove a lei o quanto antes e que ela seja efetivamente aplicada, para reduzirmos a poluição sonora causada por esses equipamentos", concluiu Dudu.
A medida é vista como uma vitória para moradores que sofrem com o barulho excessivo e um avanço na qualidade de vida da cidade.
Mín. 22° Máx. 31°