A Polícia Civil do Piauí indiciou o tenente da Polícia Militar Alexandre Filipe Tupinambá Silva pelo furto de um veículo Renault Kwid, ocorrido em junho de 2023, em Teresina.
Segundo as investigações, o militar teria retirado o carro de uma oficina mecânica sem autorização do proprietário, usando a farda da corporação para facilitar a ação.
O veículo foi entregue a um agiota como forma de pagamento de uma dívida no valor de R$ 18 mil. O crime só foi registrado meses depois, em novembro, quando o empresário dono do carro tentou rastrear o automóvel e descobriu que o sistema de localização havia sido desativado.
Posteriormente, o veículo foi localizado no estado do Tocantins, mas a Justiça não autorizou o cumprimento do mandado de busca por falta de endereço específico. Mesmo assim, o carro foi bloqueado nos sistemas nacionais.
O tenente Alexandre Tupinambá já possui uma ficha controversa. Ele foi condenado por furto de cheques no valor de R$ 100 mil da conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Flora Izabel.
Além disso, responde a outros processos por estelionato e apropriação indébita. Na esfera militar, já acumula duas condenações: uma por negligência e outra por desobediência.