Uma idosa de 78 anos foi presa em flagrante por tráfico de drogas durante uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (29/05) pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), em Teresina. O caso chocou os policiais: durante as buscas na casa da suspeita, foram encontradas pedras de crack escondidas debaixo da cama onde dormia sua neta, uma criança de apenas 3 anos.
De acordo com a Polícia Civil, a idosa já era velha conhecida dos investigadores, devido ao seu histórico de envolvimento com o tráfico. A ação ocorreu na região da Taboca do Pau Ferrado, na zona rural da capital, onde além das drogas, os agentes apreenderam uma arma de fabricação caseira, dinheiro fracionado, balança de precisão e diversos objetos utilizados para a prática criminosa.
“Ela é suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas e foi flagrada com uma arma de fogo. Mais uma vez, a segurança pública retira criminosos de circulação e os apresenta ao Poder Judiciário”, afirmou o delegado Samuel Silveira, coordenador do DENARC.
Inicialmente, a polícia encontrou certa quantidade de maconha e instrumentos típicos do comércio de entorpecentes. Diante da suspeita de que haveria mais drogas escondidas, o canil da Guarda Municipal foi acionado. O cão farejador acabou localizando as pedras de crack, inclusive sob a cama onde a criança estava dormindo.
A menina foi imediatamente retirada do local e entregue aos cuidados de familiares, conforme procedimento das equipes responsáveis pela operação.
Na residência, também foram apreendidos quatro aparelhos celulares, sendo um deles com restrição de roubo. Todos os materiais, bem como os suspeitos presentes na casa, identificados pelas iniciais M.N.B.P., J.V.B.S. e M.V.B. da S., foram conduzidos à delegacia para os devidos procedimentos legais, incluindo a perícia dos itens apreendidos.
A operação
O DENARC deflagrou na manhã desta quinta-feira uma grande operação em vários bairros de Teresina, que resultou no cumprimento de oito mandados de prisão. Até o momento, treze pessoas foram detidas e vinte mandados de busca e apreensão foram executados.
Segundo o delegado Samuel Silveira, a ofensiva teve como principais alvos integrantes das facções criminosas Bonde dos 40 e Primeiro Comando da Capital (PCC), que atuam em várias regiões da capital piauiense.
Durante a operação, foram apreendidas drogas, armas e dinheiro, reforçando as investigações e confirmando, segundo a Polícia Civil, a intensa atuação criminosa dessas organizações em Teresina.