22°C 35°C
Teresina, PI
Publicidade

Governo do Piauí fortalece proteção social com recursos do PDH para auxílio às famílias atingidas pela seca

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) participou, nesta quinta-feira (29), do Encontro Estadual de Proteção do Sistema Único de Assistênc...

Por: Assessoria Comunicação Fonte: Secom Piauí
29/05/2025 às 17h28
Governo do Piauí fortalece proteção social com recursos do PDH para auxílio às famílias atingidas pela seca
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) participou, nesta quinta-feira (29), do Encontro Estadual de Proteção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovido pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). O evento reuniu gestores e técnicos dos municípios em situação de emergência e calamidade devido à estiagem prolongada que atinge diversas regiões do estado.

O principal objetivo do encontro foi oferecer orientações técnicas e viabilizar a adesão dos municípios ao Benefício Estadual Auxílio-Alimentação, que será financiado com recursos do projeto Pilares de Desenvolvimento Humano (PDH), uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial.

A ação integra o Componente 2 do projeto, que tem como foco o fortalecimento dos sistemas e das capacidades de proteção social, promovendo uma resposta mais ágil e eficaz às situações de risco involuntário vividas por famílias em vulnerabilidade extrema.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Seplan

Durante o evento, a Seplan apresentou os objetivos do projeto e destacou sua importância como instrumento para o enfrentamento das desigualdades e para a resposta emergencial a desastres climáticos.

A especialista social Juliana Macedo, representante da Seplan no encontro, ressaltou o impacto da seca verde em várias regiões do estado e a relevância do PDH nesse contexto. “O projeto tem se mostrado essencial neste momento em que diversos municípios do nosso estado lidam com a seca verde. E, para que um projeto da dimensão do PDH alcance seus objetivos, é fundamental compreender a realidade dos beneficiários na ponta”, afirmou.

Também foram apresentados os canais de atendimento e escuta social do projeto, com destaque para a atuação da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) e das Ouvidorias Setoriais, que asseguram a transparência, o controle social e o acolhimento de denúncias e reclamações.

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários