22°C 35°C
Teresina, PI
Publicidade

Seminário do Detran-PI sobre acidentes de trânsito destaca ações do Maio Amarelo 2025 no Piauí

O 2º Seminário “A Grave Situação dos Acidentes de Trânsito no Piauí e a Saúde Pública: motociclistas, comportamento e segurança viária” integrou a ...

Por: Assessoria Comunicação Fonte: Secom Piauí
30/05/2025 às 13h55
Seminário do Detran-PI sobre acidentes de trânsito destaca ações do Maio Amarelo 2025 no Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O 2º Seminário “A Grave Situação dos Acidentes de Trânsito no Piauí e a Saúde Pública: motociclistas, comportamento e segurança viária” integrou a programação do Maio Amarelo 2025 e reuniu representantes de diversos setores no Auditório Ipê do Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina.

A atividade, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), contou com a participação de gestores públicos, profissionais da saúde, pesquisadores, jornalistas e estudantes. A conferência de abertura foi conduzida remotamente pela Dra. Naiza de Sá, do Ministério da Saúde, com transmissão ao vivo e projeção em estrutura audiovisual preparada no local.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Durante o seminário, foram realizados painéis temáticos voltados à análise dos principais desafios enfrentados no trânsito do estado. Em seguida, um representante do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) abordou os impactos dos acidentes em traumas orofaciais, especialmente entre motociclistas. As medidas de segurança em vigor no estado foram apresentadas pelo diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI, Fernando Marques Aragão.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A diretora-geral do Detran-PI, Dra. Luana Barradas, apresentou o balanço das atividades realizadas ao longo do Maio Amarelo, encerrando oficialmente o seminário.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Avaliamos como extremamente positivas as ações do Maio Amarelo, tendo em vista que conseguimos alcançar uma boa parcela da população com exposições educativas, palestras, ações nas ruas, intervenções no trânsito em Teresina e em várias cidades do Piauí. E nossas ações se somaram a outras, de outros órgãos do Estado e da Prefeitura de Teresina, além das demais instituições que integram o Programa Vida no Trânsito (PVT). Neste contexto, vale frisar também as ações da Ciranda Educativa, realizada em escolas pública do Estado e da Prefeitura de Teresina, com alunos de 4 a 8 anos, visando desenvolver uma mudança de comportamento, que começa desde a infância e se estende por toda a vida. estivemos em 30 escolas e alcançamos cerca de 30 mil crianças”, destacou Luana Barradas.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A campanha deste ano também foi marcada por uma extensa agenda de ações educativas em diversas cidades. Entre as primeiras iniciativas, destacou-se a exposição temática no Museu do Piauí, em Teresina, que permaneceu aberta ao público até o dia 13 de maio, recebendo estudantes e visitantes interessados em conhecer mais sobre segurança viária e responsabilidade coletiva.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Outras atividades ocorreram em municípios da região Norte e região Sul do Piauí, com apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Samu, prefeituras locais e instituições de ensino.

As ações desenvolvidas ao longo do mês buscaram alcançar diferentes públicos e ampliar a conscientização sobre segurança no trânsito. Criado em 2014, o Maio Amarelo é um movimento mundial que mobiliza órgãos públicos e a sociedade civil com o objetivo de reduzir o número de mortes e feridos nas vias urbanas e rodoviárias.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários