A região central de Teresina registrou uma expressiva queda de 37% nos casos de furtos qualificados no primeiro trimestre de 2025, segundo dados da Diretoria Especializada em Operações Policiais (DEOP). A redução é atribuída às ações constantes de repressão e prevenção conduzidas pelas forças de segurança.
De acordo com o delegado Tales Gomes, diretor da DEOP, o resultado é reflexo das abordagens diárias e da retirada de circulação de foragidos da Justiça, além da atuação conjunta com a 1ª Delegacia Seccional de Teresina. Um dos destaques é a Operação Saturação, realizada semanalmente à noite, com foco nos crimes patrimoniais. Durante essas ações, foram presos criminosos em flagrante e capturados indivíduos com mandados de prisão em aberto.
O delegado Sérgio Alencar, da 1ª Seccional, afirmou que o trabalho investigativo é imediato sempre que há notícia de crimes como roubos ou furtos a transeuntes. “Conseguimos prender autores em flagrante e identificar reincidentes. Isso tem sido fundamental para conter os chamados ‘lanceiros’, que atuam furtando em meio à multidão”, destacou.
A Polícia Civil reforça que o combate aos crimes no Centro da capital seguirá com ações integradas e permanentes, visando aumentar a sensação de segurança e reduzir ainda mais os índices de criminalidade.