Será que alguém ouve nossas orações?

“Ó Ouvinte de oração, sim, a ti chegarão pessoas de toda carne.” — Salmo 65:2.

O QUE AS PESSOAS DIZEM

Já foi dito que as orações parecem “não passar do teto”. Principalmente quando estão sofrendo, as pessoas tendem a duvidar de que suas orações sejam ouvidas.

O QUE A BÍBLIA DIZ

“Os olhos de Jeová [Deus] estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos às súplicas deles; mas o rosto de Jeová é contra os que fazem coisas más”, diz a Bíblia. (1 Pedro 3:12) Essas palavras mostram que Deus realmente escuta as orações. Mas ele escuta em especial as orações daqueles que obedecem a suas leis. Para mostrar o quanto Deus está disposto a ouvir nossas orações, outro texto bíblico declara: “Esta é a confiança que temos nele, que, não importa o que peçamos segundo a sua vontade, ele nos ouve.” (1 João 5:14) Por isso, os que oram sinceramente precisam saber se seus pedidos estão de acordo com a vontade de Deus.

 Como devemos orar?

“Ao orares, não digas as mesmas coisas vez após vez.” — Mateus 6:7.

O QUE AS PESSOAS DIZEM

Adeptos de várias religiões — como o budismo, catolicismo, hinduísmo e islamismo — foram ensinados a usar colares de contas para fazer e contar suas orações.

O QUE A BÍBLIA DIZ

Em vez de decoradas e repetidas mecanicamente, as orações devem vir do coração e ser feitas de modo sincero. As Escrituras deixam claro: “Ao orares, não digas as mesmas coisas vez após vez, assim como fazem os das nações, pois imaginam que serão ouvidos por usarem de muitas palavras. Portanto, não vos façais semelhantes a eles, porque Deus, vosso Pai, sabe de que coisas necessitais antes de lhe pedirdes.” — Mateus 6:7, 8.

POR QUE É UM ASSUNTO IMPORTANTE

Quando uma pessoa ora de uma forma que não agrada a Deus, ela pode estar perdendo seu tempo e talvez esteja até o ofendendo. A Bíblia alerta que as orações feitas pelos que se recusam a agir de acordo com a vontade de Deus são ‘detestáveis’ para ele. — Provérbios 28:9.

A quem devemos orar?

“Buscai a Jeová [Deusenquanto pode ser achado. Chamai-o enquanto mostra estar perto.” — Isaías 55:6.

O QUE AS PESSOAS DIZEM

Algumas pessoas oram a Maria, a anjos ou a indivíduos venerados como “santos”. Entre esses estão “Santo” Antônio de Pádua, tido como o “santo casamenteiro” e que cuida dos “pobres e oprimidos”, e “São” Judas Tadeu, considerado o padroeiro das “causas perdidas”. Muitas pessoas reverentes a Deus oram a “santos” e a anjos na esperança de que eles intercedam a favor delas perante Deus.

O QUE A BÍBLIA DIZ

Para adorar a Deus de forma correta, a pessoa deve orar ao “nosso Pai nos céus”. (Mateus 6:9) A Bíblia nos aconselha: “Não estejais ansiosos de coisa alguma, mas em tudo, por oração e súplica, junto com agradecimento, fazei conhecer as vossas petições a Deus.” — Filipenses 4:6.

*Fonte Jw.org