É bem difícil hoje em dia encontrar alguém completamente livre, leve e solto, que não sofre de depressão, cansaço mental, insônia, medo e muitas outras preocupações comuns da vida, principalmente com os problemas financeiros.

A pandemia só piorou as coisas e as diferenças sociais, os home offices da vida e coisas tais, acrescentaram fardos aos nossos, já conhecidos, probleminhas.

A questão é o que fazer com tantos problemas? Como manter uma comunhão minimamente saudável com o Senhor? E quem ainda não reconheceu Jesus como seu único e suficiente Salvador? Ainda há fé sobre a terra? Olha, Jesus, além de ser o nosso Salvador, também é o Deus que se fez carne e habitou um corpo humano, então Ele conhece profundamente as nossas dores, Ele sabe o que é sentir fome, sede, conhece o ardor do sol sobre nossas peles, Ele sentiu cansaço, sono, preocupações e todas as outras coisas que um ser humano sente. A única diferença é que Ele conheceu tudo isso, menos o pecado, Jesus JAMAIS pecou.

Por ter habitado um corpo humano, Jesus deixou uma solução linda e ao nosso alcance, e convidou a todos, veja bem, a todos que se sentem oprimidos e cansados e receber Dele o alívio, veja: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. “ (Mateus 11:28). Aqui Jesus não diz que somente os “santos”, ou os justos, ou os melhores podem obter esse favor, de ter seus fardos aliviados, mas espere um pouco! Quem falou em fardo? E o que é fardo? Tem razão! É preciso ler um cadinho mais o texto para entender melhor, então leia: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. “ (Mateus 11:29,30).

Jesus fala em jugo e fardo e aí cabe uma visitinha ao dicionário para entender melhor o que Jesus falou. Bom, fardo é o mesmo que carga, é um objeto volumoso e pesado que deve ser transportado, agora, jugo não é carga, é aquela peça de madeira que se usa para atrelar os bois à carroça, em algumas regiões o jugo é conhecido como canga. Então, Jesus está dizendo que a carga Dele é leve e o Seu jugo, a Sua canga é suave, mas Jesus deixou para nós uma dica, uma forma de conseguir trocar os nossos fardos pesados, com o fardo leve Dele e é isso que vamos ver.

Não é fácil combater a depressão, as preocupações e cuidados da vida e a única forma de aliviar estas cargas é ser como Jesus, veja: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. “ (Mateus 11:29). Jesus foi exemplo de obediência, mansidão e humildade de coração. Mesmo sendo Deus, Jesus em nenhum momento se considerou igual a Deus, quer ver um exemplo? Leia: ”E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. “ (Marcos 10:18). Este diálogo aconteceu quando o jovem rico perguntou a Jesus o que fazer para herdar a vida eterna.

É preciso humildade de coração para substituir nossas preocupações humanas pela paz que só Jesus pode dar, pois é exatamente isso que Ele faz, veja: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. “ (João 14:27). A paz que o mundo dá é parcial e é somente a ausência de problemas, mas a paz que nos dá o Príncipe da Paz, excede todo entendimento, o que significa dizer que apesar dos problemas, mesmo com todos os problemas, nós temos paz em nossos corações, porque sabemos quem é o nosso Deus.

Mas, olha só, não pense que é fácil, que as coisas acontecem automaticamente, tudo é preciso buscar em Deus. A paz que Ele nos dá não é a ausência de problemas, como a paz do mundo, é uma blindagem do nosso coração, o que significa dizer que os problemas, as preocupações e coisas tais, não atingem nosso coração, porque sabemos quem é o Deus a quem servimos e amamos e esperamos Dele a solução para os nossos problemas. Só não se esqueça que o mais importante é crer que Jesus veio em carne, que Ele é Deus, é o Filho de Deus e Deus O ressuscitou dos mortos e Jesus vive para sempre! Este é o passaporte para o céu! É a receita da salvação!

“Com as informações do Sombra do Oniportente