Foto Web manchetenetedition

O ator e dublador Orlando Drummond morreu hoje na casa dele, no Rio, aos 101 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Drummond ficou internado de abril a junho deste ano no hospital Quinta D’Or, na zona norte do Rio de Janeiro, para tratar um quadro grave de infecção urinária.

Drummond ganhou notoriedade com o personagem Seu Peru da Escolinha do Professor Raimundo, criado em 1952 para a versão do programa ainda no rádio. E também deu a voz à muitos personagens memórareis no mundo da animação como Scooby-Doo, Frajola e Patolino (ambos de Looney Tunes), Popeye, Gargamel (Os Smurfs), Alf e Vingador (Caverna do Dragão).

A jornalista Marina Andrade, sobrinha-neta do ator, lamentou a morte. “Valeu cada segundo, da minha infância ao último papo nos 100 anos. Tio Orlando forjou o meu humor. Descansa depois de muita luta. Mandem muito amor para Glória, minha tia-avó e esposa de Drummond, filhos Orlandinho e Lenita e os tantos netos e bisnetos”, disse no Twitter.

Já o Neto do ator, Felipe Drummond, escreveu um texto emocionante sobre o avô.

“Qual o tamanho de um homem? Quando tenho minhas primeiras lembranças do meu avô logo me o ocorrem as risadas. Lembro do homem forte, bonito, bem-humorado e admirado por todos onde chegava. Vovô sempre foi o meu herói. Por muito tempo eu achei que isso estava ligado ao fato de ter seguido a mesma carreira que ele. Vovô me deixou a maior paixão que tenho. Trabalhar com dublagem, dar continuidade ao seu legado, sempre foi motivo de muito orgulho e de uma responsabilidade imensa […] Vovô sempre remeteu a coisas boas a todas as pessoas e a todos os lugares que chegava. Que pena te ver partir meu avô. Que pena saber que o mundo perde mais um pouquinho de brilho. Que pena saber que o mundo perde mais um pouquinho de graça. Por aqui seguiremos honrando tudo aquilo que você sempre viveu. Amor. Humor. Orlando Drummond é infinito. Te amo meu avô.”

Orlando Drummond deixa a esposa, Glória Drummond, com quem era casado desde 1951, 2 filhos, 5 netos e 3 bisnetos.