A 18ª edição do evento aconteceu neste domingo (1) e teve com atrações principais as cantoras Sandra de Sá e Lorena Simpson. A organização acredita que pelo menos 80 mil pessoas foram.


A 18ª Parada da Diversidade reuniu milhares de pessoas neste domingo (1). O evento teve início às 16h com a concentração na Avenida Raul Lopes, na Zona Leste de Teresina. Após o percurso, a multidão se reuniu na Ponte Estaiada para os shows de artistas locais e das cantoras Sandra de Sá e Lorena Simpson.

A Parada da Diversidade marca o encerramento da 15ª Semana Orgulho de Ser, que promoveu uma série de atividades como palestras, rodas de conversa e oficinas, na capital e no interior do estado. Neste ano, o Grupo Matizes+, que organiza o evento, escolheu o tema “ReXistirmos: a que será que se destina?”.

“Tivemos durante essa semana um leque variado de atividades e ficamos felizes com o resultado que teve. Auditórios lotados de participantes, lançamento de livros, shows, oficinas. E hoje é o encerramento disso, com a Parada da Diversidade, que tem como objetivo principal a reivindicação da igualdade de direitos de uma forma leve e descontraída”, explicou Marinalva Santana.

Para a estudante de psicologia Ana Beatriz a Parada da Diversidade é um evento importante na promoção de saúde mental. “Nós LGBTS em Teresina temos um índice muito grande de suicídios, depressão e transtornos mentais. Então estar aqui e mostrar nossas cores, que a gente existe, que estamos reivindicamos uma vida, isso é muito importante”, afirmou.

A estudante disse ainda que esta edição trouxe mais visibilidade a bissexuais e trans. “Nós estamos aqui mostrando a nossa bandeira. Não estamos aqui para festejar, é um ato político, estamos aqui reivindicando direitos, dizendo que a gente existe e que a gente tem o direito de amar, que nosso amor não é sinônimo de desrespeito ou de ofensa”, declarou.

Ano passado, a Parada da Diversidade reuniu cerca de 100 mil pessoas. Neste ano a organização acredita ter reunido pelo menos 80 mil pessoas. Além dos shows nacionais, o evento contou com apresentações de Chandelly Kidman, Rayka Shaandara, Getúlio Abelha, Elayne LeoNeo ft. Daft Pandas e DJs locais.

Com as informações do G1.