Foto reprodução

As inscrições do processo de seleção de startups do Edital Ideas for Farm estão abertas.

O pontapé inicial partiu de uma live no Instagram que marcou a parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), idealizadora do Programa THEch, com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio-Norte). O Edital Ideas for Farm vai selecionar três equipes com ideias ligadas ao agronegócio.

Leia mas:Piauí registra 50 mil casos e chega a 1.304 mortes por covid-19

“A Embrapa nos procurou para fazer parte dessa fase do Programa Thech, que teve início em fevereiro, com 24 equipes, que ao longo desses meses estão sendo capacitadas. O programa selecionaria dez equipes, mas com a entrada da Embrapa selecionaremos 13, sendo que três devem ser ideias ligadas ao agronegócio. É um segmento que não era inicialmente o foco, mas vai trazer um ganho para a cidade”, explicou Raul Ferraz, secretário da Semdec.

De acordo com a chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Norte, Izabella Hassum, a região Nordeste tem potencial para investir nas ideias de inovação e empreendedorismo na área do agronegócio. Ela destacou que esse é um dos motivos da empresa se somar à proposta do Programa Thech.

“O Brasil é um país do agronegócio. Mais do que nunca as pessoas passaram a se preocupar com o que tem colocado na mesa. Não adianta só a gente produzir muito e exportar muito, mas produzir alimentos que sejam seguros para o consumo e é neste momento que a tecnologia entra. Precisamos investir na pesquisa científica agropecuária e nos posicionar no meio da inovação. O Nordeste pode entrar bastante forte com isso e Teresina não pode perder essa oportunidade, por isso esse esforço somando com a Prefeitura de Teresina”, comentou.

Inscrições

Os interessados podem realizar as inscrições das equipes até o dia 17 de agosto, por meio do link https://www.embrapa.br/meio-norte/ideas-for-farm. Os selecionados, com o apoio da Embrapa, contribuirão na inovação da empresa e seus públicos alvos em temas definidos ligados ao agronegócio.

O Programa THEch é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina, por meio da Semdec, em parceria com a Softex, Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip). A ideia é que equipes empreendedoras e startups desenvolvam soluções inovadoras para construir um ecossistema cooperativo e resolver problemas públicos ou empresariais.

*Com as informações SEMDEC/PMT-PI